CI

Venda de tratores cai pelo segundo mês consecutivo


Pelo segundo mês consecutivo as vendas de máquinas agrícolas - tratores e colheitadeiras - para o mercado interno registraram queda. Em fevereiro, o recuo registrado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foi de 3,26%, com a comercialização de 2,57 mil unidades, em relação à venda de 2,66 mil unidades registradas no mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, as vendas internas também apresentam recuo em relação ao mesmo período de 2002. No período, foram comercializadas 4,07 mil unidades de máquinas agrícolas, uma queda de 17,7% em relação com a venda de 4,95 mil unidades nos dois primeiros meses de 2002.

A queda nas vendas foi observada tanto nos negócios com tratores de roda, quanto nas colheitadeiras. A venda de tratores passou de 1.855 em fevereiro de 2002 para 1.824 unidades no mês passado, queda de 1,67%. Já a comercialização de colheitadeiras teve recuo mais acentuada, de 18,3%. As vendas passaram de 615 unidades em fevereiro passado para atuais 502.

Exportações em alta

O forte crescimento das exportações de máquinas agrícolas no mês de fevereiro á atribuído ao aumento da produção interna. "A ampliação no mercado doméstico eleva a disposição das matrizes das montadoras a investir mais para exportar", afirma Cláudio Costa, vice-presidente da Anfavea e executivo da Valtra do Brasil.

Sinal positivo

Segundo ele, o crescimento das exportações representa uma tendência para todo o mercado. "A América do Sul está em movimento de recuperação, principalmente por conta do bom desempenho das lavouras de soja e trigo, principalmente no Paraguai e Argentina. Ainda não é como pretendíamos, mas já é um sinal positivo", diz.

As exportações de máquinas de fevereiro registraram crescimento de 93,8% em comparação a fevereiro do ano passado. Os embarques totalizaram 1,41 mil unidades, ante as 730 unidades exportadas no mesmo mês de 2002. A previsão para 2003 é de um crescimento superior a 10% nas exportações de máquinas agrícolas.

Segundo a Anfavea, a produção de tratores e colheitadeiras em fevereiro totalizou 3,9 mil unidades. O desempenho representa crescimento de 8,33% sobre a produção registrada em fevereiro de 2002, que somou 3,6 mil unidades.

No acumulado do ano, as montadoras apresentam crescimento de 7,62% sobre a produção observada nos dois primeiros meses do ano passado. Na soma de janeiro e fevereiro de 2003, as fabricantes produziram 6,73 mil unidades, ante as 6,25 mil máquinas montadas no mesmo período de 2002.

Na comparação com janeiro, a produção de fevereiro obteve um desempenho 39,2% superior, para 3,9 mil unidades de fevereiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.