Vendas de produtos químicos sobem após 3 meses
CI
Imagem: inpEV
ESTIMATIVAS

Vendas de produtos químicos sobem após 3 meses

“A demanda por produtos químicos vem crescendo no Brasil e no mundo, puxada pela Ásia"
Por: -Leonardo Gottems

O volume de vendas internas dos produtos químicos de uso industrial registrou no mês julho um crescimento expressivo de 14,89%, invertendo a trajetória de três meses consecutivos de recuos. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). 

“O IGQ-P Abiquim-FIPE  também mostrou que a produção teve desempenho positivo no mesmo período, com crescimento de 5,64%  sobre o mês anterior. Vale destacar a realização de paradas programadas para manutenção entre abril e junho, que acabaram por impactar os resultados dos volumes de produção e de vendas internas realizadas no período”, comenta a entidade. 

Nesse cenário, o acumulado de janeiro a julho de 2021, os índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial continuam com ritmo acelerado, em relação a igual período do ano passado. De acordo com a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, o índice de preços teve alta nominal de 39,88% entre janeiro e julho de 2021, sobretudo acompanhando as oscilações ocorridas no mercado internacional. 

“A demanda por produtos químicos vem crescendo no Brasil e no mundo, puxada pela Ásia, a um ritmo maior do que o da oferta, com destaque para atendimento das demandas relacionadas à Covid-19, seja daqueles produtos utilizados na prevenção, no tratamento ou no combate ao vírus. Também, houve uma mudança no perfil da demanda mundial de químicos, com ênfase para os produtos utilizados em embalagens de delivery, como os descartáveis. Ainda, no período recente, os preços do barril do petróleo e dos seus derivados, em especial da nafta petroquímica, têm subido também como reflexo da redução da produção nos países da OPEP, pressionando diversos preços ao redor do mundo e consequentemente a inflação”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.