CI

Vendas de trigo 19/20 da Ucrânia atingem 20 mi t e se aproximam do limite da cota

O ministério informou nesta semana que não vai elevar a cota de exportação para a atual temporada


Foto: Marcel Oliveira

As vendas de trigo da Ucrânia em 2019/20 atingiram 19,925 milhões de toneladas até esta sexta-feira, fazendo com que haja apenas 275 mil toneladas disponíveis para embarque até o final da temporada, em 30 de junho, mostraram dados divulgados pelo Ministério da Economia do país.

O ministério informou nesta semana que não vai elevar a cota de exportação para a atual temporada, que é de 20,2 milhões de toneladas.No mês passado, a Ucrânia —quarta maior exportadora de trigo do mundo— já estava pronta para proibir embarques se as vendas ultrapassassem os limites acertados com operadores, segundo o vice-ministro da Economia.

A safra de trigo da Ucrânia excede com folga o consumo doméstico, mas panificadoras e moinhos pedem que o governo limite as exportações para que os preços dos pães sejam mantidos.

O ministério também disse nesta sexta-feira que até este momento da temporada o total de exportações da Ucrânia já atinge um recorde de 53,4 milhões de toneladas. Além do trigo, o país também contou com os embarques de 28 milhões de toneladas de milho e 4,8 milhões de toneladas de cevada.

As projeções do ministério apontam que as exportações de grãos ucranianas atingirão um recorde de 52 milhões a 55 milhões de toneladas nesta temporada, ante 50 milhões de toneladas em 2018/19.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.