CI

Vendas semanais de soja do governo chinês atingem volume recorde

O aumento do interesse em reservas estatais veio com esmagadores tirando vantagem dos preços domésticos


PEQUIM (Reuters) - Esmagadores na China, maior comprador mundial de soja, adquiriram um volume recorde de 402.375 toneladas da oleaginosa em uma licitação semanal do governo, pelo preço de 4.275 iuan (670 dólares) por tonelada, disse o governo chinês nesta quinta-feira (16).


O aumento do interesse em reservas estatais veio com esmagadores tirando vantagem dos preços domésticos relativamente mais baixos, após as cotações nos Estados Unidos subirem devido a uma severa seca.

O mercado doméstico também tenta evitar uma escassez nos próximos meses de pico de consumo.

Esmagadores em Heilongjiang e Inner Mongolia compraram soja ao preço médio de 4.275 iuan por tonelada, de acordo com os resultados da licitação, comparado com os 4.381 iuans por tonelada em 2 de agosto --que foi o maior valor desde que o governo começou a fazer licitações de reservas de soja em 2008.


O contrato futuro mais ativo da soja na bolsa Dalian Commodity fechou a 4.708 iuan por tonelada nesta quinta-feira.

As vendas desde dezembro de 2010, até meados deste ano, quando os preços de importação saltaram como resultado de uma seca na América do Sul.

A licitação de quinta-feira elevou as vendas totais do governo desde 2010 a 2,24 milhões de toneladas.

As importações de soja chinesa subiram 4,4 por cento em julho, ante o mês anterior, para máxima de 25 meses de 5,87 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.