Vento incentiva a migração de insetos

ESTUDO

Vento incentiva a migração de insetos 

"Cerca de 40 por cento das espécies de insetos estão em risco de extinção"
Por: -Leonardo Gottems
678 acessos

O vento e o calor podem melhorar o tempo de viagem para os bilhões de insetos em todo o mundo que migram a cada ano, de acordo com um primeiro estudo de rastreamento de rádio realizado por biólogos da Universidade de Guelph, no Canadá. Os pesquisadores equiparam borboletas monarcas e libélulas verdes com transmissores de rádio e as rastrearam no sul de Ontário e em vários estados do norte para aprender como os fatores ambientais afetam a migração diurna de insetos. 

Aprender mais sobre o que acontece com os insetos durante seu período de migração fisicamente exigente pode ajudar nos esforços para conservá-los, especialmente em espécies ameaçadas, disseram os pesquisadores. O estudo, publicado recentemente na Biology Letters , descobriu que o vento e a temperatura são influências mais importantes do que a precipitação de insetos em voos migratórios de outono que cobrem milhares de quilômetros entre suas áreas de reprodução e invernada. 

Como parte de sua migração multigeracional, as monarcas do Canadá passam o inverno no México e viajantes verdes viajam para o sul dos Estados Unidos. Até recentemente, seu pequeno tamanho dificultava o rastreamento de insetos individuais. Mas está ficando mais crítico fazer isso, disse a principal autora, Samantha Knight. 

Os insetos desempenham um papel vital na polinização das culturas e na manutenção dos ecossistemas como presas e predadores. Ameaçadas pela perda de habitat, mudanças no uso da terra e aquecimento global, "cerca de 40 por cento das espécies de insetos estão em risco de extinção, no entanto, sabemos pouco sobre o que acontece com organismos quando migram”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink