CI

Viamão atraiu mais de 550 pessoas em Mostra de Terneiras Leiteiras no último domingo

O grande público também confirmou o interesse da comunidade em ratificar o principal objetivo da Mostra


O grande público também confirmou o interesse da comunidade em ratificar o principal objetivo da Mostra

Aproximadamente 550 pessoas participaram da 12ª edição da Mostra de Terneiras Leiteiras de Viamão. O evento ocorreu na localidade da Costa do Oveiro, no último domingo (30/10). A realização da Mostra atende a uma solicitação feita pela comunidade à equipe da Emater/RS-Ascar, que também integrou a comissão organizadora, constituída por agricultores familiares da região.

Para a equipe da Emater/RS-Ascar de Viamão, o evento oportuniza aos produtores momentos de trocas entre as famílias, incentiva a fixação do agricultor no campo e a sucessão familiar e estimula a autonomia da comunidade, uma das finalidades do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). ?Além disto, esta competição tem um importante papel social de possibilitar a socialização entre as famílias que participaram do evento?, ressalta o engenheiro agrônomo e chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Viamão, Gladimir Ramos de Souza.

O grande público também confirmou o interesse da comunidade em ratificar o principal objetivo da Mostra, que é estimular o melhoramento genético do rebanho leiteiro, investir na qualidade do leite e aprimorar a criação das terneiras. 

A Mostra contou com diversos colaboradores, como a Cooperativa Mista Campos de Viamão (Comcavi), o Sindicato Rural de Viamão e Alvorada, a Coopernorte, a Secretaria Municipal da Cultura de Viamão, empresas e pontos comerciais da região e os próprios moradores da localidade.

A Mostra concedeu o título de grande campeã para a Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA) e de grande campeã reservada, para o criador José Luiz Adriano. Também foram premiadas terneiras nas categorias de três a cinco meses, ficando o 1º lugar com José Luiz Adriano, o 2º com Tiago Marques de Fraga e o 3º para Nelci Terezinha Ferreira.

Já os criadores EETA, Vagner da Silva e Adroaldo Ramos da Silva tiveram os animais premiados na categoria de seis a oito meses, enquanto José Luiz Adriano recebeu primeiro prêmio pela terneira na categoria de nove a 12 meses e Antomar Nunes Daniel levou o segundo e o terceiro lugares.

Os participantes do evento também puderam prestigiar o espaço da agroindústria familiar, rodeio da vaca mecânica, cavalgada, área de representantes comerciais, espaço de lazer infantil, área de lanches e da churrascada no salão principal. A finalização ficou por conta da Mostra das Terneiras Leiteiras e na sequencia, um animado show de música gaúcha ao vivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.