Videoconferência para debater tecnologias na produção de grãos
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Videoconferência para debater tecnologias na produção de grãos

Discutir inovações e tecnologias voltadas à produção de grãos no Brasil foi o objetivo da conferência
Por:

Discutir inovações e tecnologias voltadas à produção de grãos no Brasil foi o objetivo da videoconferência desta terça-feira, dia 20/10, promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que contou com a apresentação das novidades em pesquisas da Embrapa.

A convite da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, representantes das federações estaduais de agricultura e produtores rurais assistiram a apresentações de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o desenvolvimento de inovações, linhas de pesquisa e novas cultivares para os agricultores.

A aproximação da Embrapa com o setor produtivo foi um dos temas destacados pelo presidente da comissão, Ricardo Arioli Silva. “A reunião foi bastante produtiva. A partir das inovações apresentadas, as federações terão condições de avaliar e debater propostas e encaminhar sugestões para a CNA, para que as novidades técnicas cheguem aos produtores rurais. A parceria CNA-Embrapa promete!”.

O pesquisador Alcido Eleonor Wander, da Embrapa Arroz e Feijão, expôs as principais linhas de pesquisas e soluções para o cultivo do feijão. “Nossos esforços estão concentrados na pesquisa de bioinsumos e no desenvolvimento de cultivares que tenham características agronômicas mais interessantes para o produtor rural, com atributos de qualidade que melhorem a aceitação dos consumidores ao produto”, afirmou.

Os desafios enfrentados para a produção de trigo no Brasil e a criação de soluções tecnológicas foram apresentados pelo Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira. “Desenvolvemos pesquisas voltadas para o trigo com o intuito de gerar cada vez mais renda e menos risco para o produtor rural. Para atingir o nosso propósito, investimos em parcerias com o setor produtivo”, destacou.

Outro tema discutido na reunião foram as linhas de pesquisa e intensificação sustentável da produção agrícola. “A biotecnologia é uma grande ferramenta para encontrar inovações na área genética. Também prospectamos substâncias que podem ser usadas no manejo da cultura, no crescimento da produtividade para dar uma ótima sustentabilidade na produção de grãos”, explicou o pesquisador da Embrapa Soja, José Renato Faria.

Durante a reunião ainda foram abordados o desenvolvimento de classificadores automáticos de grãos e as novas tecnologias para aplicação de lacres de identificação de embalagens de defensivos e fertilizantes.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink