CI

Vietnã elimina tarifa de trigo dos EUA

Nesse contexto, o Vietnã deve importar 3,65 milhões de toneladas métricas de soja no ano comercial de 2021-2022


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

O Vietnã anunciou que eliminará sua tarifa de 3% sobre o trigo dos Estados Unidos a partir de 30 de dezembro, de acordo com uma declaração da US Wheat Associates (USW) e da National Association of Wheat Growers (NAWG). Esse é um processo que já vem de algum tempo, já que a tarifa foi reduzida de 5% para 3% em julho de 2020. 

“As exportações de trigo dos EUA para o crescente mercado do Vietnã estão muito mais lentas neste ano por causa da falta de oferta e do aumento dos preços, portanto, eliminar essa tarifa é muito importante para produtores como eu”, disse o presidente do USW, Darren Padget, em comunicado. 

Nesse contexto, o Vietnã deve importar 3,65 milhões de toneladas métricas de soja no ano comercial de 2021-2022, de acordo com o Serviço de Agricultura Estrangeiro do USDA e isso representa uma queda em relação aos 3,9 milhões de toneladas métricas do ano anterior. O país do sudeste asiático importou um recorde de 5,535 milhões de toneladas no ano de comercialização 2016-2017, disse a agência. 

O consumo de trigo no Vietnã agora está previsto em 3,65 milhões de toneladas métricas este ano, acima de uma estimativa anterior devido ao aumento do consumo de trigo para ração, um relatório da Rede de Informação Agrícola Global do USDA em outubro. O presidente da NAWG, Dave Milligan, disse que os grupos da indústria continuarão trabalhando para melhorar o acesso aos mercados globais para o trigo dos EUA. “Com cerca de metade do trigo que produzimos disponível para exportação a cada ano, dependemos do aumento do acesso a mercados como o do Vietnã”, disse ele no comunicado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.