CI

Vietnã produz menos café robusta


O Vietnã, o segundo maior exportador de café do mundo, poderá colher este ano uma safra 14% inferior à do ano anterior, pois a produtividade foi menor, informou uma entidade setorial.

A Associação do Café e Cacau do Vietnã reduziu sua previsão de produção para algo entre 11,7 milhões de sacas e 12,5 milhões de sacas (de 702 mil a 750 mil toneladas) para o ano que se encerrará em 30 de setembro, disse o presidente da entidade, Van Thanh Huy. Em comparação, a produção foi de 14 milhões a 14,2 milhões de sacas na safra anterior, enquanto em sua previsão de outubro de 2004 a associação esperava uma safra de 13 milhões a 13,5 milhões de sacas de 60 quilos.

"A estação chuvosa de outubro de 2003 acabou um mês antes do normal, portanto não houve água suficiente para a irrigação".

A queda da produção no Vietnã, que fornece café em grãos à Nestlé, Kraft Foods e outras fabricantes de café solúvel, poderá elevar ainda mais os preços internacionais. No ano passado, o café subiu 60% em Nova York, o maior avanço anual dos últimos 10 anos, devido ao temor de que os cafeicultores do Brasil, o maior fornecedor, também possam colher uma safra menor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.