CI

Vírus da gripe de aves atinge porcos no Vietnã


O surto de gripe de aves na Ásia, que dos animais passa para os humanos, foi detectado em porcos no Vietnã, informou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Tal desdobramento pode significar que existe uma chance maior do vírus se tornar mais perigoso para as pessoas.

Traços do vírus H5N1 foram encontrados em resíduos nasais retirados de porcos perto de Hanói, capital do país, informou Anton Rychener, representante vietnamita da Organização de Alimentos e Agricultura. "Essas amostras resultaram positivas", disse. "Não significa necessariamente que o vírus esteja no sangue."

Todas as vinte pessoas na Ásia, infectadas pela gripe de aves, adquiriram a doença pelo contato direto com aves doentes, segundo as agências da ONU. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que os porcos são "o repositório de mistura" ideal para a doença, combinando DNA e criando vírus mais mortais para as pessoas.

"Se o mal já passou para os suínos, há chance da atual gripe de aves contaminar seres humanos", afirmou Tom Scott, diretor da Fundação de Pesquisas de Aves, em Sidney. "O perfil genético dos homens é similar ao dos porcos."

Em entrevista pelo telefone, Scott disse estar surpreso que a transmissão para os suínos tenha demorado tanto a acontecer, devido à proximidade entre esses animais e as aves nas fazendas asiáticas. As autoridades já começaram a separar as aves dos porcos para o abate.

A Organização Alimentar e Agrícola não recomenda o abate ou outras medidas com relação aos suínos, anunciou Rychener. Apesar das notícias de porcos contaminados no Vietnã, os suínos podem carregar o vírus sem mostrar sintomas, acrescentou.

Sem evidências

A Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO) disse que "não há evidências" de que suínos criados no Vietnã estejam contaminados com a gripe das aves letal que matou pelo menos 11 pessoas no país. "Até este momento, não vimos nenhum dado que indique que os suínos tenham sido de algum modo afetados pelo contágio com a atual variedade de vírus", declarou Peter Roeder, que trabalha na unidade de controle de zoonoses na Organização em Roma.

Pelo menos 15 pessoas apanharam a gripe de aves no Vietnã, segundo informou a OMS. A instituição ainda não confirmou outras duas mortes noticiadas no fim da semana passada naquele país asiático. A OMC também conta cinco vítimas fatais na Tailândia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.