Visita técnica ao Chile aborda produção de sementes de hortaliças

Agronegócio

Visita técnica ao Chile aborda produção de sementes de hortaliças

Visita técnica ao Chile será realizada de 11 a 17 de dezembro
Por:
390 acessos

Visita técnica ao Chile será realizada de 11 a 17 de dezembro

Estão abertas as inscrições para uma visita técnica ao Chile, na região de Santiago, sobre tecnologias para produção de sementes de hortaliças, que será realizada de 11 a 17 de dezembro, período em que estão no auge os campos de produção de diferentes espécies de hortaliças.

Organizada pelo pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), em parceria com o professor Samuel Contreras, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o objetivo do evento é proporcionar o contato com empresas de sementes a partir de visitas aos campos de produção de sementes, Unidades de Beneficiamento, viveiros de mudas e áreas de produção de sementes de hortaliças em cultivo protegido.

"O Chile é um dos principais exportadores de sementes de hortaliças do mundo devido às condições diferenciadas como clima ameno, baixa incidência de pragas e doenças e custos de produção mais baixos", contextualiza Nascimento ao explicar que existem centenas de empresas chilenas que prestam serviços para as multinacionais.

Na relação de serviços oferecidos estão: produção de sementes comerciais de híbrido ou cultivares de polinização aberta, produção de sementes de linhagens parentais e atividades associadas à melhoria de novas cultivares como avaliações e cruzamentos.

Para a visita técnica, foram disponibilizadas 15 vagas para profissionais das áreas de melhoramento genético, produção de sementes e produção de hortaliças, tais como: agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, entre outros.

Na programação, também estão previstas palestras sobre o panorama da produção de sementes de hortaliças no Chile, com o professor Samuel Contreras, e sobre pesquisas com fisiologia de sementes de hortaliças com a professora Patricia Peñaloza, da Universidade Católica em Quillota.

"A proposta é conhecer a experiência bem-sucedida do Chile para analisar como podemos fomentar a produção de sementes de hortaliças no Brasil, que hoje importa mais de 70% desse insumo", constata Nascimento ao sinalizar que nosso país dispõe de tecnologia, mas carece de políticas públicas para incentivar essa atividade especializada que pode ser bem rentável os produtores.

Serviço

A visita técnica ao Chile sobre tecnologias de produção de sementes de hortaliças está programada para o período de 11 a 17 de dezembro de 2016 e os interessados podem consultar a programação completa e as informações sobre inscrições e valores na página https://www.embrapa.br/hortalicas/vista-tecnica-chile ou pelo e-mail warley.nascimento@embrapa.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink