CI

Visita técnica apresenta as potencialidades do trigo irrigado em Lucas do Rio Verde

A palestra vai abordar o contexto atual do trigo, doenças, tecnologia, custo de produção, situação da panificação e do moinho em MT


Ocorre nesta sexta-feira (12), uma palestra e visita técnica na Unidade Demonstrativa (UD) de trigo irrigado na fazenda São Francisco, no município de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá). A palestra técnica vai abordar o contexto atual da comercialização do trigo, doenças, tecnologia, custo de produção, situação da panificação e do moinho no Estado.

O evento está programado para começar às 13h30, na sala de reuniões do Centro Tecnológico de Formação Profissional Fundação Rio Verde (Cetec) e a visita na Unidade, após às 16h. O extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, fala que os trabalhos de pesquisas conduzidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empaer demonstram que Mato Grosso tem bom potencial para produção da cultura do trigo irrigado, atingindo uma produtividade entre 70 a 80 sacos de trigo por hectare. Segundo Paro, estão sendo implantadas cinco Unidades Demonstrativas, duas em Lucas do Rio Verde, duas em Sorriso e uma em Primavera do Leste.

Conforme o extensionista, o plantio do trigo está se tornando mais uma opção de manejo de solo, já que a legislação do vazio sanitário impede o plantio da soja irrigada nesse período. O trigo produzido em Mato Grosso já é comparado com o melhor trigo produzido na Argentina – maior produtor de trigo da América Latina – em termos de peso específico, força de glúten e qualidade sanitária.

A visita técnica é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Empaer, Fazenda São Francisco e Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. Participam do evento empresas de assistência técnica e insumos agropecuários, alunos de ciências agrárias, pesquisadores, autoridades do setor entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.