Visitas técnicas encerram o CLIA/CONBEA
O último dia do CLIA/CONBEA é tradicionalmente dedicado a visitações
“A engenharia agrícola abrange várias áreas como plantio, beneficiamento, armazenamento, entre outras. Vamos apresentar nas visitas algumas empresas da região que se destacam na área agrícola no último dia de evento, é reservado a este tipo de atividade”, explica Otávio Abi Saab, vice-presidente da comissão organizadora.
Os participantes vão visitar a Cocamar, em Maringá, que possui o maior complexo industrial do cooperativismo brasileiro. Outro grupo irá à Fazenda Canadá, propriedade privada localizada no município de Nova Fátima (a cerca de 100 km de Londrina). Ali, os participantes poderão ver um sofisticado sistema de produção com agricultura de precisão. A propriedade possui um centro de tecnologia, de onde é feito o monitoramento do clima e o controle de pragas. A Fazenda Canadá também tem sistema de irrigação por pivô central.
Em Londrina as visitas serão à Milenia, indústria de defensivos agrícolas que se destaca também pelo manejo dos resíduos produzidos e o cuidado com o meio ambiente local, além de Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa Soja.
Os organizadores do CONBEA/CLIA são a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola (ALIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e EMATER. Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Londrina Convention & Visitors Bureau são os apoiadores.