CI

Você conhece galo que bota ovo?

Ave já teria botado pelo menos nove ovos, em Santa Catarina


Foto: Divulgação

Galo que bota ovo? É isso mesmo. E ele tem até nome. O Chico iria para a panela em dezembro mas seu dono, Pedrinho Martins da Silva, desistiu depois de observar que a ave botava ovo, igual galinha.

O caso, meio curioso, vem de Caçador, no meio-oeste catarinense. O Seu Pedro mora na região da Linha Bugre e comprou o galo cerca de oito meses atrás, quando ainda era um pinto. Nas últimas semanas, Chico colocou ao menos nove ovos segundo a conta do morador. Aos 64 anos ele nunca tinha visto nada parecido. "A primeira vez que vi o ovo lá achei que era brincadeira, não tinha nenhuma galinha lá. Coloquei primeiro uma lâmpada, depois uma câmera, agora o galo é monitorado 24 horas por dia", conta.

Alguns dos ovos já foram até para a frigideira e viraram refeição. Especialistas destacam que é raro que um galo coloque ovos, mas pode acontecer se o animal for hermafrodita. Ou seja, ter ao mesmo tempo um testículo e um ovário. "Nesse caso é uma mutação genética e existem duas situações: ele pode ser hermafrodita ou animais que têm tanto DNA feminino quanto masculino. É como se tivêssemos na mesma ave um galo e uma galinha", explica Bianca Ximenes, médica veterinária da Cidasc.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.