CI

Você já experimentou criar gado em cima da água?

Holandeses já estão lucrando com isso


Foto: Marcel Oliveira

Uma fazenda leiteira flutuante existente no maior porto da Europa está pronta para dar lucros. Ela foi inaugurada em maio de 2019 com a ideia de enfrentar o problema de alimentar uma população crescente em um momento em que a competição por terras está crescendo. De acordo com os desenvolvedores, a plataforma de vidro e aço de três andares nos aproxima do "futuro da produção de proteínas". 

O gado vive no andar de cima, enquanto o leite se transforma em queijo, iogurte e manteiga no nível do meio, e o queijo amadurece no fundo. Ancorado no mar em Rotterdam, perto da foz do rio New Meuse, 'Floating Farm' cria uma paisagem nunca imaginada. Um rebanho de vacas dentro de uma jangada envidraçada cercada por enormes navios em meio à fumaça das refinarias do maior porto marítimo da Europa, responsável por 13,5% das emissões do país. 

Os holandeses não são estranhos aos métodos agrícolas futuristas. Com uma pequena área agrícola, mas com uma imensa rede de estufas equipadas com as mais modernas tecnologias, conseguiu se tornar o segundo maior exportador agrícola do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “A gente tá na água, então a fazenda anda com a maré, a gente sobe e desce até dois metros. Então, no caso de uma enchente, podemos continuar a produzir ", disse Minke van Wingerden, que administra a fazenda com seu marido Peter. 

Eles também planejam construir uma segunda fazenda flutuante para cultivar vegetais e exportar sua ideia para um projeto já em andamento na nação insular de Cingapura. "Não, as vacas não ficam doentes", disse van Wingerden. "A água se move um pouco, é como se você estivesse em um navio de cruzeiro." 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.