Você usaria um pneu de “garrafa PET”?
CI
Imagem: Pixabay
SUSTENTABILIDADE

Você usaria um pneu de “garrafa PET”?

Em nosso processo de reciclagem inovador, as fibras são fiadas a partir de PET reciclado
Por: -Leonardo Gottems

A fabricante alemã de pneus Continental anunciou que a partir do próximo ano passará a utilizar materiais plásticos recuperados, como PET reciclado de garrafas, na produção de seus pneus, em um esforço da empresa para se tornar mais sustentável. A Continental disse que vai substituir materiais derivados do petróleo por fios de poliéster sustentáveis feitos de garrafas PET por meio de um processo mecânico, que serão usados na construção da carcaça do pneu. 

Este material, diz a Continental, deve ser capaz de substituir completamente o poliéster convencional baseado em fósseis. O anúncio da Continental veio poucas semanas depois que a empresa norte-americana GoodYear tornou público seu compromisso de descontinuar o uso de todos os materiais derivados do petróleo até 2040, mostrando uma tendência da indústria de se tornar mais sustentável. A Goodyear começou a eliminar os hidrocarbonetos com óleo de soja em 2017. 

Junto com seu parceiro e fornecedor Otiz, especialista em fibras e fabricante de têxteis, a Continental diz que desenvolveu a tecnologia para reciclar garrafas PET sem as etapas químicas intermediárias necessárias, ao mesmo tempo em que fabrica fios de poliéster que atendem aos elevados requisitos mecânicos dos pneus. 

“Já em 2022, poderemos utilizar material obtido da reciclagem de garrafas PET para a produção de pneus. Em nosso processo de reciclagem inovador, as fibras são fiadas a partir de PET reciclado sem a necessidade de decompor o material em seus componentes originais ”, disse Andreas Topp, chefe de materiais, desenvolvimento de processos e industrialização na área de negócios de pneus da Continental. “Com o uso de fio de poliéster reciclado, estamos dando mais um passo importante em direção à economia circular”. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.