CI

Volta à cena, novamente, o “risco de desmonte da inspeção federal”

AviSite elaborou texto em que alertava para o risco de desmonte da inspeção federal


Cinco anos atrás, nesta mesma ocasião (agosto de 2007) a classe dos Fiscais Federais Agropecuários estava envolvida em movimento idêntico ao atual, em defesa de melhores salários e de melhores condições de trabalho. E, como faz agora, radicalizou, ocasionando a paralisação quase total dos abates de frangos, já que – comparativamente a outros setores de produção animal - a maior parte do processamento de aves no Brasil é realizada sob inspeção federal.


Foi então que o AviSite elaborou texto em que alertava para o risco de desmonte da inspeção federal, possibilidade surgida com a criação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), iniciativa que abria caminho (por exemplo) à comercialização nacional de produtos de origem animal, independente da inspeção ser de nível federal, estadual ou municipal.


Quase cinco anos se passaram. Mas o que foi dito naquela ocasião prevalece e se aplica integralmente ao momento atual. Assim, vale a pena reler o texto de 31 de agosto de 2007.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.