CI

Volta do calor forte mexe nos preços?

Preocupação da AgResource, é com o período posterior às atuais chuvas


Foto: Divulgação

As chuvas que caíram nas últimas 24 horas nos Estados Unidos começam tornar mais concreta a previsão do tempo que indica precipitações expressivas no centro e leste do cinturão agrícola, aponta a Consultoria AgResource Brasil. “Entre esta sexta-feira, 25, e o dia anterior, áreas de Iowa, Missouri e Illinois receberam grandes volumes de chuvas, que totalizaram 146 milímetros. Há inclusive alguns casos de inundações”, apontam os analistas de mercado.

“Os mapas climáticos seguem indicando chuvas, principalmente na faixa leste das áreas produtoras de soja e milho. Há chances de mais inundações, tempestades e de queda de granizo. Porém, os modelos continuam prevendo tempo mais seco no norte das planícies e no oeste do Meio-Oeste, áreas que estão com os índices de umidade do solo extremamente baixos”, acrescenta a equipe da Consultoria.

A preocupação da AgResource, porém, é com o período posterior a essas chuvas. “Isso porque a previsão do tempo indica a volta do calor e de temperaturas bastante altas. Lembramos que nas últimas semanas algumas áreas do oeste registraram termômetros nas máximas de 41°C”, destacam os especialistas.

“Atualmente, um centro de alta pressão, que inibe a formação de chuvas, atua no oeste dos EUA e após as chuvas da próxima semana, a tendência é que esse sistema volte a influenciar o clima norte-americano. O alerta é para uma expansão desse calor para áreas de soja e milho”, concluem os analistas.

O mercado de uma forma geral está focado nesse momento na previsão de tempo nos Estados Unidos, influenciando o desenvolvimento das lavouras. A produção norte-americana é um dos fatores que mais pode alterar os preços dos grãos nesse momento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.