CI

Volume de tangerina poncã deve ser menor nesta temporada

Ainda que em ritmo lento, a colheita de tangerina poncã foi iniciada nas regiões citrícolas paulistas no final de fevereiro


Foto: Pixabay

Ainda que em ritmo lento, a colheita de tangerina poncã foi iniciada nas regiões citrícolas paulistas no final de fevereiro. Segundo colaboradores do Cepea, a oferta da fruta, especialmente as de melhor qualidade, deve se intensificar somente a partir da segunda quinzena de março, quando a variedade começa a atingir o estágio de maturação ideal demandado pelo mercado de mesa.

Alguns produtores já colhem as tangerinas neste início de safra, mesmo que estas ainda não estejam na maturação ideal para comercialização, a fim de aproveitarem os preços atrativos e o período de entressafra de laranjas pera e tardias de 2019/20. Na parcial desta semana (segunda a quinta-feira), a tangerina poncã é negociada a R$ 68,30/cx de 27 kg, na árvore – na primeira semana de colheita do ano passado, o valor era de R$ 91,39/cx.

Segundo colaboradores do Cepea, a expectativa de agentes para esta safra é de que o volume de poncã seja inferior ao da temporada anterior, fundamentados no clima seco entre setembro e outubro, período de desenvolvimento dos frutos, e no menor vigor vegetativo, após uma safra elevada. A qualidade das frutas desta temporada também deve ser inferior à de 2019, visto que as chuvas recorrentes e volumosas no primeiro bimestre de 2020 resultaram no aparecimento de doenças fúngicas e em apodrecimento no período pós-colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7