CI

Webconferência sobre Agritechs aborda inovação no Agro

Ferramentas de webconferência têm ajudado a ampliar as discussões sobre diversos processos da Embrapa


Foto: Divulgação

Em tempos de quarentena, as ferramentas de webconferência têm ajudado a ampliar as discussões sobre diversos processos da Embrapa, incluindo o de inovação. Na Embrapa Semiárido, o tema foi abordado na webinar ‘Agritechs: Tecnologia para o Agro no NE e a Interação com a Pesquisa’, realizada em 17/04 com a Aceleradora Cyklo. A iniciativa contou com a participação de gestores, pesquisadores e analistas de inovação da instituição.

Em duas horas de transmissão, o CEO da Cyklo, Pompeo Scola, falou sobre a trajetória da aceleradora, explicou sobre a dinâmica da empresa, e destacou a importante relação entre inovação e produtividade no agro. Sediada no município Luiz Eduardo Magalhães (BA), a Cyklo é destaque no ecossistema de inovação brasileiro, sendo a única aceleradora exclusiva de Agritechs no Nordeste. Só este ano, a empresa já investiu dois milhões em dez agritechs nacionais.

Para a pesquisadora Barbara Dantas, especialista em ecofisiologia e tecnologia de sementes da Caatinga, a experiência foi extremamente rica e trouxe conceitos importantes que irão ajudar na elaboração de projetos. ‘‘Tinha uma dificuldade em enxergar minha área de pesquisa num modelo de atuação junto a startups, mas vi que é possível. Inclusive, foi mostrando uma empresa com projeto de aplicação de CO2 em sementes, tecnologia que a Embrapa Semiárido também trabalha’, diz.

A supervisora do Núcleo Local de Inovação (NLIT) e organizadora da webconferência, Daniela Campeche, explica que a intenção foi justamente essa, aproximar a equipe  e compartilhar informações que serão úteis na execução dos trabalhos de pesquisa e transferência.

Conteúdo

Iniciando a Webconferência, o Chefe Adjunto de P&D, Flávio França, falou sobre a atuação da Embrapa Semiárido, apresentando as principais tecnologias desenvolvidas na UD para a pecuária, agricultura irrigada e agricultura dependente de chuva. Em seguida, o CEO da Cyklo, Pompeo Scola, mostrou o atual panorama do ecossistema de inovação no Nordeste, detalhando o trabalho da Cyklo neste ambiente. ‘Estamos aqui para ajudar as startups a se desenvolverem plenamente’, ressaltou.

Desde 2019, a aceleradora vem apoiando, por meio de editais, startups e projetos ligados a 17 temas prioritários, delimitados e consolidados pela Cyklo junto ao setor produtivo. Alguns deles são: plantio e planejamento da lavoura, geotecnologia e biotecnologia, soluções digitais para o campo, logística e movimentação de grãos, crédito rural e finanças, reconhecimento e tratamento de pragas, clima e previsibilidade da lavoura.

Scola também esclareceu a diferença entre aceleradoras e hubs. Explicou que, enquanto a aceleradora se responsabiliza em gerar desenvolvimento para as startups, virando praticamente uma sócia que investe e auxilia os empreendedores na estruturação das novas empresas, o hub atua mais na perspectiva da conectividade, dando acesso e gerando oportunidades de conexão para as startups.

Participou ainda da webconferência o CEO da Cyklo, Aguinaldo Marques, que abordou a importância das parcerias para fomentar o ecossistema de startups no Nordeste. Ele destacou que pesquisa e inovação devem andar juntas, impulsionando o agro. ‘A Embrapa já tem uma expertise na área que ajuda a traçar caminhos maravilhosos para o desenvolvimento e consolidação desse ecossistema na região’, falou.

Ao final da palestra, os participantes puderam tirar dúvidas sobre as modalidades de parceria entre a Embrapa e a aceleradora, como a possibilidade de participação em mentorias e construção de projetos para cofinanciamento e desenvolvimento de tecnologias.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.