CI

Wokshop discute pesquisa do leite para o futuro com lideranças da cadeia produtiva

Evento dá início as comemorações de 20 anos de pesquisa em pecuária leiteira na Embrapa.


Evento dá início as comemorações de 20 anos de pesquisa em pecuária leiteira na Embrapa. Agenda de atividades técnicas está programada até o final do ano, com a partipação de sindicatos, indústrias, cooperativas, associações e instituições de ensino, pesquisa e extensão.
 
Nesta quinta-feira, 2 de junho,  foi dada início a programação de comemoração aos 20 anos do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel), pertencente a estrutura da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS).  O Workshop Sispel + 20 reuniu as principais lideranças do setor leiteiro do RS para discutir o desenvolvimento de atividades da cadeia produtiva para os próximos anos. A agenda contou com apresentação da carteira de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da pesquisa agropecuária voltada a bovinocultura de leite e seus avanços mais recentes.
 
O Workshop integrou as instituições de P&DI com a cadeia produtiva do leite, no sentido de apresentar as principais tecnologias, processos, produtos e serviços (TSPs), que a Embrapa disponibiliza para a sociedade, assim como discutir as tendências e elencar as prioridades para o desenvolvimento da Bovinocultura de Leite para os 20 anos seguintes.
 
"A intenção é buscar um feed back do setor produtivo para direcionar o foco em ações futuras, incluindo o apoio da cadeia", esclareceu a coordenadora do evento, a pesquisadora Maira Zanela. Para o chefe-geral, Clenio Pillon,  a  intenção é proporcionar um momento de escuta e discussão para onde a Embrapa deverá seguir seu plano de trabalho. 
 
"Queremos ouvir e fazemos questão de construir junto aos representantes, dos diferentes elos da cadeia produtiva, quais são os focos de pesquisa, os principais gargalos, demandas e desafios para ser incorporado rapidamente nos nossos processos de pesquisa", comentou Pillon. Já, o presidente do Sindicato da Indústria Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra, citou a importância das empresas manterem foco em inovação, sustentabilidade e competitividade, respeitando os valores e tendências de uma economia globalizada. "Foi um importante encontro para tomarmos conhecimento dos projetos que a Embrapa já desenvolveu e também para discutirmos a construção de novos projetos que levem em conta as necessidades do campo e da indústria", destacou o presidente do Sindilat.
 
Durante a manhã, no auditório Terras Baixas, da Estação Experimental da Embrapa, situada ao lado do Campus Universitário da UFPel, em Capão do Leão/RS, foram apresentados o histórico de criação, a estrutura física e tecnológica, e as as principais TSPs produzidos pelo Sispel, além de apresentar os projetos de pesquisa e as ações de Transferência de Tecnologia (TT) em andamento e as atividades demandadas para o futuro. Apresentaram esse relato os pesquisadores Darcy Bittencourt, Maira Zanela, Jorge Schafhauser, Lígia Pegoraro e os analistas de TT, Rogério Deretti e Sergio Bender.
 
Os participantes do Workshop realizaram manifestações sobre suas demandas e necessidades para busca de melhoria no sistema de produção de leite gaúcho. Estiveram presentes o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, os representantes da Nestle; das cooperativas Santa Clara, Cooperipê, Cosulati, Cooperativa Aurora, Coopar, Coopeagri, Cooper A1, Coasa, Cooper Auriverde, Cooperlate e Copérdia/SC; UFPel, Unicafes; Emater/RS; IGL e Associação de Criadores de Gado Jersey do RS.
 
Demandas da Cadeia do leite
 
Foram levantadas pelos participantes algumas demandas iniciais discutidas no Workshop como a realização de pesquisas sobre sistemas de produção de leite sustentáveis, considerando as características regionais de produção; melhoramento de forrageiras visando a resistência à seca  e  excesso de chuvas; a qualidade do leite com foco em pesquisas sobre inconformidades e parâmetros legais; ferramentas para gestão de unidades de produção de leite e avaliação da eficiência dos sistemas de produção; estudos para redução de falhas reprodutivas; desenvolvimento de equipamentos para pequenas propriedades; estudos visando aumento da sucessão familiar; e avaliação de impacto das tecnologias.
 
Agenda dos 20 anos do Sispel
 
• Workshop SISPEL + 20 
• Expointer 2016  (27/08 a 04/09)
• Dia de campo do Leite e Leilão de animais ( 15/09)
 • Seminário Técnico Leite - SISPEL 20 anos de pesquisa (17 e 18/11)
• Lançamento Livro Técnico Leite
 • Lançamento Livro SISPEL 20 anos 
• Matérias técnicas Terra Sul
 • Elaboração de Multimeios para divulgação
 
 Projetos em andamento - Arranjo Leite Sul 
 
 Avaliação da prevalência e dos fatores de risco das principais doenças da reprodução em bovinos de leite de diferentes regiões do Rio Grande do Sul;
 Tabela de composição e valor nutritivo de alimentos regionais associada a software para formulação de dietas de máxima eficiência bioeconômica para bovinos leiteiros do Rio Grande do Sul;
Uso da irrigação para produção de leite em pastagens cultivadas no Rio Grande do Sul – IRRIGFOR Morfofisiologia de Azevém manejado em diferentes intensidades e frequência de corte; 
 Fatores nutricionais que afetam a produção e composição do leite bovino: uso de fitoquímicos na dieta de novilhas, vacas em lactação e terneiros;
 Avaliação de metodologia de coleta de amostras de leite por sistema de coleta automática, acoplado aos caminhões, nas condições regionais de produção e transporte;
 
Projetos Futuros - Arranjo Leite Sul
 
*Melhoramento genético de leguminosas forrageiras exóticas para o Sul do Brasil LEGSUL - Desenvolver novas cultivares de importantes leguminosas forrageiras adaptadas às diferentes condições edafo-climáticas e sistemas de produção do Sul do Brasil. 
*Otimização do forrageamento em sistemas de produção de leite a pasto da agricultura familiar no Noroeste RS. OTIMIZAFOR - Contribuir para o aumento da eficiência e competitividade de sistemas de produção de leite a pasto no Noroeste do RS. 
*Coproduto da extração de azeite de oliva na alimentação de bovinos de leite: aspectos produtivos, funcionais e nutracêuticos. ORUJO - Agregar ao leite moléculas bioativas presentes na Oliva; melhorar a saúde e a longevidade produtiva das vacas
*Pontos Críticos da Qualidade do Leite - Caracterizar os sistemas de produção de leite do RS, identificar os pontos críticos à melhoria da qualidade do leite, capacitar técnicos na identificação de inconformidades e na tomada de decisões a campo. 
*Tecnologias para o Bem Estar Animal na pecuária leiteira - Validar e fomentar o intercâmbio de conhecimentos e adoção de práticas de manejo e tecnologias para o bem estar animal na pecuária leiteira.
 
TSPs do Leite
 
Lina - Diagnóstico do Leite Instável Não-Ácido
Mastite - Recomendações técnicas preventivas
Guaxinha Jersey - Instalações para criação de terneiras
Concurso Leiteiro de Sólidos - Regulamento
Leite de Búfala - Conhecimento dos Sistemas de Produção de Leite de Búfala
Desenvolvimento e recomendação de cultivares forrageiras - BRS Ponteio azévem anual, BRS Resteveiro trevo persa, BRS Kurumi capim elefante anão, BRS Adelino capim lanudo
Produção e qualidade de forrageiras e pastagens no Sul do RS
Sistema de recria de fêmeas leiteiras em pastagens
Nutrição e alimentação de vacas leiteiras
Integração Lavoura-Pecuária 
Inovações em Técnicas de reprodução e fertilização
 
Além disso há diversos projetos em Transferência de Tecnologias como o Protambo -Transferência de tecnologias para o desenvolvimento da atividade leiteira no RS com base nas boas práticas agropecuárias, com o CONFIE, Emater/RS, Funcap, Cooperativa Santa Clara,  Redeleite, Sindilat/Cosulati e Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS); exposições-feiras, cursos e oficinas realizados no Estado; formação de mais de 600 estágios nas diferentes áreas acadêmicas das Ciências Rurais;  realização de 95 eventos técnicos, com o envolvimento de 3.120 pessoas.  
 
 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.