CI

Zinco é fundamental para crescimento do trigo

Sua deficiência na cultura pode ser detectada nas folhas como faixas esbranquiçadas entre as nervuras


Foto: Divulgação

O zinco (Zn) é um dos elementos fundamentais para o crescimento, tolerância ao estresse e definição dos componentes de rendimento em cereais de inverno como o trigo. Mesmo assim, muitas vezes é ignorado no planejamento de estratégias de fertilização. Com o objetivo de apostar mais do que nunca na  inovação em tempos difíceis ,  a Agenda Aapresid , o ciclo diário de palestras para a agricultura argentina, compartilhou informações de ponta sobre como gerenciar esse micronutriente e potencializar os resultados da próxima multa.

Uma vez coberta a gestão de macronutrientes primários e secundários, como Nitrogênio, Fósforo, Potássio e até Enxofre em algumas áreas da Costa, é essencial o  diagnóstico pré-semeadura de micronutrientes como Zinco e Boro , salientou  Martín Torres Duggan, Tecnoagro  Consultor Sênior   e professor  UBA .

No caso do Zn, para o qual as regiões deficitárias são mais amplas, recomenda-se o diagnóstico por amostragem e  análise do solo da  camada de  0 a 20 centímetros  para medir o  zinco extraível, extraível ou disponível . Quando seus níveis estão  abaixo de 1 parte por milhão , estamos diante de uma  deficiência crítica , disse.

Tão importante quanto o diagnóstico químico é  analisar a qualidade física do solo , o que torna a  condição de fertilidade em sentido integral . "A estrutura do solo influencia no acesso das raízes a nutrientes que se movem por difusão e são pouco móveis, como o Zn", explicou.

Sua deficiência na cultura pode ser detectada nas folhas como  faixas esbranquiçadas entre as nervuras  que depois podem se tornar marrons com bordas escuras, “embora possa haver uma  limitação no desenvolvimento da cultura  sem que os sintomas foliares ainda sejam observados”, esclareceu. Devido às inúmeras funções que este micronutriente cumpre a nível fisiológico e bioquímico, as plantas com deficiência tendem a ter  menor tamanho , número de  perfilhos  e  área foliar.

O  reservatório mais importante de micronutrientes é a matéria orgânica  (MO), destacou Torres Duggan. Por isso, a primeira recomendação feita pelo especialista é manejar sistemas de produção que promovam uma boa dinâmica de acumulação de MO por meio  de rotações diversas , agregando  culturas de serviço e/ou aproveitando  emendas  ou  resíduos pecuários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.