CI

Zoetis divulga sumário com as melhores vacas Holandesas do Brasil

Publicação analisou onze características de milhares de fêmeas Holandesas em todo o País


Com mais de 120 convidados, entre centrais de sêmen, produtores e veterinários, a Zoetis, companhia global de saúde animal, lançou o Sumário Clarifide da Raça Holandesa no Agroleite 2016, que aconteceu no dia 18 de agosto na cidade de Castro (PR). Este é o primeiro sumário que divulgou as 100 melhores fêmeas da raça holandesa do Brasil para cada uma das onze características analisadas.
 
Entre elas estão: leite, gordura, PTA taxa de prenhez das filhas (DPR), mérito líquido, TPI, proteína, vida produtiva, CCS, tipo, composto de úbere e composto de pernas e pés.

A divulgação dos resultados das avaliações feitas pelo Clarifide permite aos produtores uma forma simples de conhecer os reais valores genéticos de seus animais, o que contribui nas tomadas de decisões das fazendas. “O melhoramento genético através do uso da genômica é um dos caminhos para levar a pecuária a aumentar a qualidade e produtividade de forma consistente, melhorando economicamente os resultados da fazenda”, explica Cleocy Júnior, Assistente Técnico Clarifide Leite.

A classificação definiu os melhores animais do Brasil para cada uma das onze características publicadas. Como exemplo, a fazenda Figueiredo ficou em primeiro lugar com a bezerra MPF 5158 JOELMA 4973 MOGUL-FIV, na avaliação de composto de pernas e pés. O animal de maior destaque da fazenda foi a bezerra MPF 5205 DASLYU 4245 SILVER, que figurou entre os 100 melhores animais em seis características: foi a 4ª em TPI, 14ª em mérito líquido, 27ª em gordura, 56ª em proteína e 22ª em pernas e pés.

“Para a Zoetis foi um grande orgulho apresentar o primeiro Sumário Clarifide da Raça Holandesa e, na entrega dos prêmios aos primeiros colocados de cada categoria, percebemos a importância deste título também para os participantes. Esperamos contribuir para o setor cada vez mais com inovação e tecnologia”, afirma Cleocy Fam de Mendonça Júnior, assistente técnico Clarifide Leite.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.