Agronegócio

Zootecnista tem trabalho premiado em congresso

O evento marcou os 50 anos do curso de zootecnia no Brasil.
Por:
533 acessos

A doutoranda Gisele Aparecida Felix, bolsista da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS) desde o ano de 2010, recebeu um prêmio no 26º Congresso Brasileiro de Zootecnia - Zootec 2016, realizado de 11 a 13 de maio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento marcou os 50 anos do curso de zootecnia no Brasil.


 
Gisele foi premiada na categoria Produção e Nutrição de Ruminantes, com o trabalho "Identificação de raças bovinas criadas no Brasil por meio de morfometria cuticular de pelos guarda", relacionado à tese de doutorado que desenvolve pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Fazem parte também da autoria deste trabalho os pesquisadores da Embrapa Pantanal UbiratanPiovezan e Urbano Gomes Pinto de Abreu.  
 
Em 2013, a estudante já havia recebido prêmio no Zootec por um trabalho desenvolvido durante seu mestrado na área de produção de silvestres pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com a Embrapa Pantanal, já sob orientação do pesquisador Ubiratan. Nos dois casos, a premiação leva em conta o caráter inovador dos trabalhos para a área.

 
Em sua tese, Gisele vem trabalhando a utilização dos pelos guarda na caracterização de raças bovinas locais brasileiras. Ela conta que nas áreas de ecologia e ciência forense essa técnica de identificação é utilizada com frequência.  
 
A pesquisadora desenvolveu parte de seus estudos em Pádua, na Itália, onde essa técnica foi aplicada pela primeira vez na área da produção animal na caracterização de raças de ovinos autóctones. As raças bovinas estudadas por Gisele são o Curraleiro Pé-Duro, o Pantaneiro (tucuras), o Caracu e o Nelore. Os dados obtidos com a tricologia foram comparados com dados genéticos com o objetivo de validar o método.
 
Como prêmio, os pesquisadores autores do trabalho, passaram a ter direito a uma credencial para compor a delegação brasileira que vai ao LIYSF 2016 (London International Youth Science Forum), que acontece de 27 de julho a 10 de agosto no Imperial College, em Londres.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink