Possibilidades de Ocorrência
Sob aspectos militares explosivos podem ser definidos como substâncias ou mistura destas suscetíveis a sofrerem bruscas transformações químicas sob influência de calor ou ação mecânica. Destas transformações geram-se gases aquecidos sob alta pressão que tendem a expandir rapidamente levando a: (a) romper estruturas, (b) destruir equipamentos e (c) ceifar vidas humanas.
As explosões em unidades armazenadoras, geralmente possuem por material explosivo a mistura das substâncias ar atmosférico e partículas solidas em suspensão, as quais neste caso são denominadas como os agentes comburentes e combustível, respectivamente. As partículas originam-se das impurezas que acompanham a massa de grãos ou do esfacelamento dos grãos.
A detonação dessa mistura será processada caso em algum local ocorra a temperatura do ponto de detonação, o que pode ser causado por uma fonte de ignição tipo: (a) acumulo de cargas eletrostáticas, (b) curtos circuitos, (c) descargas atmosféricas, (d) atrito de componentes metálicos e (e) descuidos quando do uso de aparelhos de soldagem.
Processada a detonação em um dado ponto, a energia calorífica dissipada será utilizada na detonação de um outro ponto. Isto estabelecerá uma série de detonações, enquanto houver condições favoráveis que são estabelecidas pela existência dos agentes comburentes e combustível e a ocorrência da temperatura do ponto de detonação. Deste modo, tem-se que o processo de detonação é rápido mas não instantâneo, sendo que as séries de detonações podem atingir velocidades de propagação de até 7.000 m/s, exercer pressões de até 550 kPa e gerar ondas de choque com velocidades de 300m/s. Quanto a violência e potência da explosão serão definidas em função da velocidade das detonações e da temperatura e volume dos gases produzidos.
Medidas Operacionais Preventivas
Como medidas operacionais preventivas, recomenda-se:
proceder cuidadosa limpeza da massa de grãos;
fazer uso contínuo dos sistemas de captação de pó;
limpar periodicamente os sistemas de captação de pó trocando os filtros nos períodos definidos pelos fabricantes;
proceder a limpeza das instalações evitando o acumulo de pó;
treinar os operadores e demais funcionários quanto os potências riscos de explosões;
fazer manutenções periódicas dos equipamentos eletro-mecânicos;
certificar periodicamente os estado dos cabos elétricos;
tomar os devidos cuidados ao utilizar aparelhos de solda nos serviços de manutenção;
aspergir a massa de grãos em movimento com óleos minerais para reduzir a emissão de pó; e
substituir as caçambas dos elevadores e pás dos transportadores correntes metálicas por componentes plásticos.
Aspectos Técnicos Construtivos
Como aspectos técnicos construtivos recomenda-se a observância dos seguintes cuidados quando da elaboração e implantação de projetos de unidades armazenadoras:
dotar os ambientes como túneis, galerias e pontos de carga e descarga de grãos com sistemas de captação de pó;
instalar sistema de captação de pó em elevadores caçambas e tubulações de transporte de grãos;
proceder o aterramento elétrico dos componentes eletro-mecânicos e pontos geradores de cargas eletrostáticas;
projetar edificações que estruturalmente contemplem áreas de fácil ruptura caso ocorram explosões, isto minimizará danos a edificação, pois os gases em expansão serão lançados à atmosfera;
instalar sistemas de pára-raios;
instalar aspersores de óleo mineral em pontos do sistema de movimentação de grão passíveis de ocorrência de alta concentração de pó - valores superiores a 0,05 kg/m3; e
projetar sistemas de iluminação apropriados aos ambientes com risco de explosão.