CI

Cárie

(Tilletia caries) Culturas Afetadas: Trigo

A cárie do trigo é considerada um doença de importância secundária no Brasil por ocorrer esporadicamente em nossas condições. A cárie, além de causar queda da produção, desvaloriza também o trigo nos moinhos, pois a farinha produzida é de menor qualidade. Além do trigo,

Tilletia caries ocorre também em centeio e em algumas espécies dos gêneros Aegilops, Lolium, Agropyron e Hordeum.

Danos: As espigas infectadas permanecem verdes e eretas por mais tempo que as espigas sadias. Os grãos apresentam coloração pardo-acinzentada e, com a evolução da doença, ficam completamente tomados pelos esporos do fungo.

Controle: A utilização de variedades resistentes para o plantio é a medida de controle mais eficiente. A semeadura deve ser realizada em época com temperaturas relativamente elevadas e deve ser superficial e em solo relativamente seco.

A rotação de cultura com espécies não hospedeiras também é recomendada.

O tratamento das sementes é recomendado devido ao fato de os clamidósporos do fungo permanecerem aderidos às sementes. Usar produtos registrados para a cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.