Ferrugem (Puccinia purpurea)
CI

Ferrugem

(Puccinia purpurea)

Culturas Afetadas: Sorgo

A ferrugem é uma doença comum em áreas de produção nas Américas Central e do Sul, no Sudeste da Ásia e no Sul da Índia. No Brasil, encontra-se distribuída por todas as áreas de plantio de sorgo, sendo maior a sua incidência em regiões de temperaturas amenas e elevada umidade, como ocorre em algumas áreas de plantio da região Sudeste. Sua ocorrência é mais severa após o florescimento. No entanto, em cultivares suscetíveis e sob condições favoráveis, a doença pode ocorrer em plantas jovens, resultando em perdas superiores a 60% na produção de grãos.

Danos: Os sintomas da ferrugem surgem inicialmente nas folhas baixeiras e são caracterizados pela formação de pústulas (urédias) com cerca de 2mm de comprimento que se distribuem paralelamente entre as nervuras, principalmente na parte dorsal das folhas. Dependendo da pigmentação do cultivar, a coloração das pústulas pode variar entre púrpura, vermelha, amarela e castanha. Pústulas mais desenvolvidas rompem-se, liberando os uredosporos do patógeno.

Na ausência de plantas de sorgo, P. purpurea sobrevive infectando hospedeiros alternativos, como as espécies de sorgo selvagem Sorghum verticilliflorum e S. halepense, além de plantas remanescentes de cultivos anteriores. Os uredosporos desse patógeno têm vida curta na ausência do hospedeiro vivo e são disseminados, a longas distâncias, pelo vento. O desenvolvimento da doença é favorecido por temperaturas amenas, elevada umidade relativa do ar e ocorrência de chuvas finas e orvalho.

Controle: O plantio de cultivares resistentes é a medida mais eficiente de manejo em áreas de alta incidência da doença. A eliminação de hospedeiros alternativos e de plantas remanescentes são, também, recomendadas. Devido à capacidade do patógeno de disseminação a longas distâncias através do vento, medidas de manejo, como a rotação de culturas, apresentam baixa eficiência.

Recomenda-se a utilização de produtos registrados para as culturas.

Fotos



Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.