CI

Mofo-cinzento

(Amphobotrys ricini) Culturas Afetadas:

Mamona

SinônimoBotryotinia ricini, Botrytis ricini

O mofo cinzento da mamoneira é uma das doenças mais importantes da mamoneira e tem sido um dos fatores limitantes para a expansão da cultura no cerrado brasileiro. 

Sintomas

O patógeno afeta principalmente as inflorescências da planta em qualquer estágio de seu desenvolvimento, causando, inicialmente, pequenas manchas de coloração cinza-azulada. Em condições climáticas favoráveis, o fungo se desenvolve abundantemente sobre as flores femininas e masculinas antes da antese (abertura) ou frutos em desenvolvimento. Partes da inflorescência afetadas pelo fungo podem se desprender e, quando em contato com outros órgãos da planta (folhas, pecíolos, raque), podem produzir novos pontos de infecção. O patógeno é facilmente disperso pelo vento, o que pode ser observado pelo desprendimento de nuvens de esporos (unidades propagativas do fungo). O patógeno pode ainda ser disseminado por insetos e pela semente. Dependendo do estágio em que ocorre a doença, esta pode afetar o teor de óleo e a qualidade das sementes. No início da ocorrência da doença usualmente se observa a presença do patógeno em poucas inflorescências ou frutos; no entanto, se persistirem condições climáticas favoráveis, em poucos dias a doença pode afetar todas as plantas da lavoura. 

Controle

Não existe cultivares resistentes a esta doença disponíveis no Brasil, assim como não existem fungicidas registrados para a cultura; contudo, estudos têm permitido concluir que procimidona e iprodiona são eficientes no controle do patógeno, desde que aplicados quando constatados os primeiros sintomas da doença. Ressalta-se, entretanto, que, dependendo das condições climáticas, a relação custo/benefício não é vantajosa, por causa da necessidade de aplicações sucessivas destes fungicidas. Dessa forma, a melhor estratégia disponível é o plantio em locais ou em épocas desfavoráveis a ocorrência da doença, evitando que o florescimento coincida com a época chuvosa.

 

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.