CI

Podridão dos grãos e das sementes

Quebramento das hastes (Fusarium equiseti) Culturas Afetadas:

A fusariose do cafeeiro vem sendo detectada em viveiros e em campos de produção. A doença foi indicada como responsável por perdas de 60% a 80% de mudas de café no estádio de "palito-de-fósforo" em germinadores e viveiros. O fungo está presente na maioria das regiões produtoras de café do país e possui um grande número de hospedeiras alternativas.

Danos: O fungo pode causar vários tipos de sintomas. Os principais são amarelecimento, murcha, paralisação do crescimento, morte do topo das plantas, seca dos ramos, desfolha, seca prematura dos frutos e até morte súbita das plantas. As plantas no estádio "palito-de-fósforo" apresentam pequenas manchas verde-escuras no caule. Posteriormente, essas manchas aumentam de tamanho e passam a ter coloração castanha, aspecto necrótico e são deprimidas. O resultado da infecção é a perda dos tecidos apodrecidos e da parte superior da região afetada. Quando ocorre infecção após o estádio "palito-de-fósforo", as plantas atrofiam e apresentam rachaduras longitudinais, circundadas por tecido de forma elíptica, de coloração castanho-clara e castanho-escura.

O fungo também ocasiona a morte do tronco e dos ramos laterais das plantas adultas e, em condições de alta incidência, pode levar as cultivares Mundo Novo e Catuaí à morte. As lesões sobre o tronco possuem aspecto alongado de sentido descendente. O topo da planta fica amarelo e posteriormente ocorre a murcha e conseqüentemente a seca total da parte superior.

A doença provoca apodrecimento da casca dos ramos laterais das plantas adultas. A região infectada abaixo da casca apresenta coloração marrom-avermelhada, causando, posteriormente, a seca do ramo afetado. Em condições de alta severidade, o fungo pode levar a planta à morte. Esses sintomas geralmente atingem as plantas com idade superior a 15 anos. No sistema radicular ocorre podridão úmida e sintomas semelhantes ao do caule. O fungo também causa apodrecimento do pedúnculo dos frutos do tipo cereja. A lesão apresenta coloração pardo-escura e posteriormente atinge todo o fruto. Geralmente, devido ao estrangulamento do pedúnculo, ocorre seca e queda do fruto.

Controle: Recomenda-se a utilização de sementes sadias e de substrato livre do patógeno. O substrato deve ser utilizado uma única vez, não sendo recomendado a reutilização.

Recomenda-se o controle do fungo nas sementes, através do tratamento químico com fungicidas de contato e sistêmico. O substrato utilizado para o semeio do café, quando infectado, deve ser tratado quimicamente. Recomenda-se também a pulverização das plantas que foram podadas, visando a proteção dos tecidos expostos.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.