CI

Embrapa Mandioca e Fruticultura lança o podcast Raiz & Fruto

O podcast Raiz & Fruto está disponível no Anchor


Foto: Marcel Oliveira

Foi ao ar, no último dia 4, o podcast Raiz & Fruto, criado para compartilhar o trabalho da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de entrevistas realizadas por profissionais do Núcleo de Comunicação Organizacional com o corpo técnico e parceiros sobre resultados de pesquisa e ações de transferência de tecnologia.

Podcasts são arquivos em áudios e vídeos que permitem aos seus assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado. Podem ser escutados num site, numa plataforma de música ou num aplicativo no celular. O podcast Raiz & Fruto está disponível no Anchor — aplicativo que distribui, de forma gratuita, os episódios para diversas plataformas, incluindo Spotify, Google Podcast e Apple Podcast — e também no canal da Embrapa Mandioca e Fruticultura  no YouTube.

O episódio de estreia tem por tema a banana BRS Princesa e os trabalhos da unidade em torno da "murcha de Fusarium", incluindo as ações de prevenção à raça 4 Tropical, importante praga da bananeira ainda não identificada no país, mas que em meados do ano passado chegou na América.

O entrevistado do primeiro episódio é o pesquisador Edson Perito Amorim que, durante 15 minutos, explica todo o processo de desenvolvimento da BRS Princesa, mostrando de forma bem didática como acontece o melhoramento genético convencional, como se dá o trabalho de difusão da variedade pelo país afora e como vem acontecendo a adoção pelos produtores. Ele fala ainda sobre as características da BRS Princesa e o porquê de a variedade vir conquistando cada vez mais os consumidores.

Sobre os trabalhos com o Fusarium, ele enumera o que a Embrapa Mandioca e Fruticultura  já realiza em relação à raça 1, existente no Brasil, e o que vem fazendo no que se refere à raça 4 Tropical, as medidas de prevenção, incluindo o plano de contingência elaborado com o Mapa, além dos acordos de cooperação estabelecidos entre a Embrapa com instituições de pesquisa e de representantes de produtores da Costa Rica e Colômbia em torno do tema.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.