Mercado externo sustenta alta do boi no Mato Grosso
Arroba do boi mantém trajetória de alta em julho

A cotação da arroba do boi gordo em Mato Grosso registrou nova alta no mês de julho, segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (4). O valor da arroba a prazo alcançou R$ 298,07, o que representa um aumento de 43,09% em relação ao mesmo período de 2024. Com esse desempenho, o indicador completou 12 meses consecutivos de valorização no comparativo anual.
De acordo com o Imea, o movimento de alta foi sustentado pela firme demanda por carne bovina no mercado externo, acompanhada por um menor volume de fêmeas nos abates. O instituto destaca que essa redução está associada à transição do ciclo pecuário, o que, somado ao crescimento das exportações, influenciou diretamente na valorização da arroba no estado.
No curto prazo, o desempenho da cotação dependerá da oferta de bovinos provenientes de Terminação Intensiva a Pasto (TIP) e de semiconfinamento. Para os próximos meses, caso se mantenham as condições atuais de mercado, com demanda externa aquecida e baixa participação de fêmeas nos abates — características típicas do segundo semestre —, a expectativa é de que os preços continuem em trajetória de alta.