CI

Produção brasileira de trigo 25/26 é revisada para cima

Brasil deve colher 7,5 milhões t de trigo nesta safra


Foto: Canva

A estimativa para a produção de trigo na safra 2025/26 no Brasil foi revisada para cima e passou a ser projetada em 7,5 milhões de toneladas, um avanço de 2% em relação ao levantamento anterior, segundo a StoneX. A revisão considera principalmente o aumento de produtividade nos estados da região Sul.

De acordo com o consultor em Gerenciamento de Riscos da companhia, Jonathan Pinheiro, o novo número reflete “uma melhora na produtividade dos estados do Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde a produção foi elevada para 3,3 milhões de toneladas”. Ele explica que “as condições climáticas têm sido favoráveis, com boa umidade nas lavouras gaúchas, o que tem impulsionado o desempenho da safra na região”.

Na região Sudeste, houve um pequeno corte nas projeções para São Paulo em razão de um clima mais seco, mas as perspectivas gerais continuam positivas. Com o avanço da colheita nas próximas semanas, a expectativa é de que a safra se consolide com volume próximo ao registrado no ciclo 2024/25, mesmo com a redução significativa da área plantada em relação ao ano anterior.

No balanço de oferta e demanda, a única alteração relevante foi o reajuste na produção, que impactou diretamente os estoques finais, agora estimados em 528,8 mil toneladas. O mercado segue atento aos efeitos da taxa de câmbio sobre as operações comerciais.

Segundo Pinheiro, “a tendência dos últimos meses foi de valorização do real, o que prejudica as exportações brasileiras de trigo. Contudo, mais recentemente, a moeda voltou a se desvalorizar frente ao dólar, o que tende a favorecer a competitividade nacional. Além disso, dependendo do ritmo das exportações, as importações também podem ser influenciadas, diante da necessidade de garantir o abastecimento interno do cereal”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.