Pará recebe 1 mil toneladas de milho para o ProVB
ProVB beneficia pequenos criadores

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu nesta semana mais de 205 toneladas de milho em grãos destinadas ao Programa de Venda em Balcão (ProVB) no Pará. O produto foi armazenado na Unidade Armazenadora de Ananindeua. Com essa operação, somada à remessa anterior de cerca de 795 toneladas, o total recebido no exercício atual alcançou 1 mil toneladas.
Em 2024, o programa registrou recorde de vendas no estado, com aproximadamente 1,1 mil toneladas comercializadas, contra mais de 400 toneladas em 2023, o que representou um crescimento de 172%. Já em 2025, até 21 de agosto, foram removidas mais de 1,3 mil toneladas de milho para atendimento à demanda, das quais cerca de 900 toneladas já foram vendidas. A expectativa da Conab é de que, até o final do ano, o volume chegue a 1,5 mil toneladas, ampliando o acesso dos pequenos criadores ao produto.
De acordo com a companhia, o ProVB “possibilita a compra direta do grão por pequenos criadores de animais, com limite mensal de aquisição de até 27 toneladas por cliente”. Os preços de venda são atualizados quinzenalmente. Podem participar suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores e outros produtores. Segundo a Conab, o programa “equipara as condições de acesso ao milho dos estoques públicos para produtores de diferentes portes”.