CI

Plantio da soja avança no Paraná apesar da seca

Chuvas irregulares marcam início do plantio no Paraná


Foto: Pixabay

O plantio da soja no Paraná avançou em setembro, mesmo com irregularidade nas chuvas, de acordo com o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 divulgado nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento. O mês foi marcado por temperaturas amenas e precipitações ocasionais, com destaque para a metade norte do estado, que apresentou maior falta de chuvas e baixa disponibilidade de água no solo.

Até meados de outubro, 31% da área prevista para a soja foi semeada. As lavouras estão nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo. A maior parte das áreas apresenta boas condições iniciais de crescimento, embora as chuvas excessivas em pontos isolados tenham causado erosões, e a escassez hídrica na região norte tenha reduzido a velocidade do plantio.

“A irregularidade das chuvas afeta o ritmo das operações no norte, mas, no geral, o plantio avança em condições adequadas”, aponta a análise técnica da Conab.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.