CI

PR: "90% do milho já foi colhido na regional de Toledo

Tempo úmido e a chuva dos últimos dias paralisaram as atividades nas lavouras


Segundo o departamento de economia rural (Deral), da secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), na regional de Toledo 90% da produção do milho segunda safra já foi colhido. A área de cultivo é de 423.325 hectares com estimativa de produção de 2.087.415 toneladas. A segunda safra do milho na região pode ter uma queda de aproximadamente 17%.

O tempo úmido e a chuva dos últimos dias paralisaram as atividades nas lavouras, mas segundo o técnico do Deral João Luiz Raimundo Nogueira isso não interferiu na produção. “Os produtores estão terminando a colheita até o fim de agosto, então esses dias de chuva não atrapalharam, só atrasaram um pouco os trabalhos”, conta.

Já as lavouras de trigo ocupam 30.620 hectares na regional de Toledo. Nogueira salienta que é uma área maior que a do ano passado quando a regional tinha 16.470 hectares de lavouras de trigo. “É praticamente o dobro e esse aumento se deu por conta do atraso no plantio do milho, e os produtores ocuparam esse espaço com o trigo”, comenta.

Com essa troca na produção no campo, ele enfatiza que o agricultor que plantou trigo e já comercializou boa parte do produto pode ter feito um bom negócio. “Se o produtor de trigo fez algum contrato antecipadamente ele agiu corretamente, já que as expectativas de produção são boas para essa safra, em torno de 91.664 toneladas”, comenta.

No campo, 20% das lavouras de trigo estão em fase de floração, 66% estão em formação de grãos, e 14% no estágio de maturação. “Se o tempo colaborar, daqui uns 10 a 15 dias alguns produtores começam a colher”, cita. E para que essa colheita seja produtiva, espera-se tempo mais aberto, com bastante sol e menos chuva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.