CI

Porto de Santos embarca 78% dos grãos de café

Volume equivale a 32,4 milhões de sacas


O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) divulgou nesta semana um relatório sobre o encerramento do ano-safra 2018/2019 (julho de 2018 a junho de 2019). Foi apontado que o porto de Santos concentrou a maior parte das exportações, com 78,9% do volume embarcado, um equivalente a 32,4 milhões de sacas. Na sequência está o Rio de Janeiro, com 12,8% dos embarques, 5,3 milhões de sacas do período.

No ano civil, de janeiro a junho de 2019, os portos de Santos e do Rio de Janeiro também seguiram na liderança da maior parte das exportações: 78,5% do volume embarcado no período (equivalente a 15,8 milhões de sacas) foram exportados a partir do porto paulista, enquanto que 12,2% das exportações (2,4 milhões de sacas) foram exportados a partir do porto carioca.

Segundo o Cecafé, no primeiro semestre deste ano, 56.457 contêineres de 20 pés (TEU) foram utilizados para transportar a commodity ao mercado internacional. Já no mesmo período do ano passado, foram utilizados 40.614 TEU.

Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé, aponta que os resultados refletem a excelência do agronegócio do café do Brasil, a eficiência do comércio exportador e os investimentos em pesquisa e inovação. “O Brasil atende às exigências do mercado externo, tanto no quesito qualidade quanto na sustentabilidade, e está pronto para responder à crescente demanda mundial, com a perspectiva de atingir 40% de marketshare nos próximos anos”, afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.