CI

Dia de Campo em Carlos Barbosa trata da relação entre alimentação e saúde

Com o tema ?Alimentação Saudável ao seu Alcance?, a Semana da Alimentação RS acontece em todo o Estado de 15 a 21 de outubro


Com o tema ?Alimentação Saudável ao seu Alcance?, a Semana da Alimentação RS acontece em todo o Estado de 15 a 21 de outubro. Na tarde desta terça-feira (16/10), a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa promoveram um Dia de Campo sobre Alimentação e Saúde, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Arcoverde. 

Na ocasião, as 83 pessoas participantes visitaram quatro estações temáticas. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marisa Bortolini, explicou as formas de preparo dos chás (infusões e decocção, dosagem, tempo, tipo de recipiente e misturas) e ensinou o preparo de um soro nasal feito com manjerona, indicado para sinusite e congestionamento nasal. Ela também esclareceu que ervas combinam ou não com o chimarrão. Segundo ela, como o chimarrão é um chá estimulante não devem ser usas plantas calmantes junto, por isso ela sugere a espinheira santa.

Já o engenheiro agrônomo João Villa abordou os princípios da produção orgânica, entre eles o controle de doenças e pragas e o manejo e fertilidade do solo, visando à produção de alimentos saudáveis para o autoconsumo familiar. E a técnica da Emater/RS-Ascar, Jéssica Zalamena, falou sobre algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como a capuchinha, língua de vaca, buva e bardana, esclarecendo sobre as partes que podem ser aproveitadas, a forma de consumo e os cuidados na colheita, entre outros. ?Tem muitas plantas, inços e matos que podem ser usados na alimentação, mas é preciso ter informação para poder consumi-los?, afirmou. Jéssica também distribuiu uma receita de refrigerante feito com picão preto. 

Na ESF Arcoverde, há um relógio do corpo humano, com chás, feito há dois anos através de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Saúde, junto com a comunidade, que auxiliou na sua implantação e manutenção. Neste local, a enfermeira Carise Costa explicou sobre o trabalho que é desenvolvido, com reuniões mensais com o grupo que discute sobre chás, faz a reposição de mudas e elabora produtos como pomadas e spray nasal. Ela esclareceu, ainda, sobre os principais horários de funcionamento dos órgãos do corpo humano e os chás que estimulam cada um deles. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.