CI

Frio e chuva intensos fecham outubro no Sul do Brasil

Outubro vai terminar com ‘cara de inverno’ em parte da Região Sul do Brasil


Foto: Freepik

Com temperaturas mínimas de 5°C e máximas de 12°C, as condições do tempo nesta reta final de outubro irão lembrar o “clima de inverno” em parte da Região Sul. Outubro vai terminar com ‘cara de inverno’ em parte da Região Sul do Brasil, especialmente na faixa leste.

Embora as temperaturas previstas para esta época sejam consideradas incomuns, com valores até 10°C abaixo da média, faz parte da variabilidade natural do clima que isso ocorra. Confira os detalhes da previsão do tempo. Na quinta-feira (30), praticamente todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná terão um amanhecer gelado, com temperaturas mínimas abaixo de 13°C. As menores mínimas, abaixo de 10°C, estão previstas para a Serra Gaúcha e Catarinense, sendo que na região de Urubici (SC) os termômetros devem se aproximar dos 5°C.

Durante a tarde as temperaturas a sensação de frio irá permanecer na faixa leste, com máximas entre 10°C e 16°C. Novamente, as menores temperaturas irão ocorrer na Serra Catarinense, onde os valores previstos representam anomalias de até 9°C abaixo da média. Enquanto isso, na metade oeste da Região Sul, as máximas ficam entre 20°C no Rio Grande do Sul e 27°C no norte do Paraná.

Na sexta-feira (31), o padrão de temperaturas será semelhante ao de quinta (30), com uma ligeira elevação de cerca de 1° a 2°C nas temperaturas mínimas. Os menores valores de temperatura mínima serão da ordem dos 7°C na Serra Catarinense e 9°C na Serra Gaúcha. Com exceção do norte do Paraná e da faixa litorânea, toda a Região Sul terá amanhecer abaixo de 15°C.

Durante a tarde de sexta-feira (31) as temperaturas se elevam em praticamente toda a Região Sul, e a sensação de frio será mais restrita à faixa leste, com máximas entre 12°C (Serra Catarinense) e 19°C. Nas demais áreas, temperaturas acima dos 20°C, com máximas de 30°C no norte do Paraná e acima dos 26°C entre o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na quinta-feira (30) há previsão de chuva fraca ao longo do dia em todo o centro-leste da Região Sul. A exceção fica por conta do noroeste do Paraná, onde podem ocorrer tempestades pontuais com chuvas mais intensas, entre o final da tarde e a noite.

Já na sexta-feira (31), há previsão de chuva na fronteira norte do Paraná e centro-leste da Região Sul, no geral. A chuva deve ser fraca na maior parte do tempo, mas pode ganhar intensidade na faixa leste, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Essa região entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina registrou oficialmente volumes entre 80 mm e 160 mm entre terça (28) e quarta-feira (29).

A título de curiosidade, os mapas abaixo mostram as normais climatológicas (1991-2020) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para a temperatura mínima e máxima para os meses de outubro e julho. Comparativamente, para faixa leste da Região Sul:

Cientificamente, quando falamos da previsão numa escala de dias, estamos falando sobre o ‘tempo’, ou seja, as condições instantâneas da atmosfera. Já o termo ‘clima’ se refere a uma média de longo prazo das condições atmosféricas sobre uma região (20 a 30 anos).

Apesar de não ser correto afirmar que teremos ‘clima de inverno’ nos próximos dois dias, a expressão é utilizada aqui no sentido figurado, uma vez que as temperaturas previstas se assemelham mais com aquelas observadas no inverno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.