RS: chuvas retornam acompanhadas de baixas temperaturas

Chuvas

RS: chuvas retornam acompanhadas de baixas temperaturas

Outro episódio de chuva acontecerá por volta de 27 de maio
Por: -Aline Merladete
298 acessos

Após uma semana de tempo firme, as chuvas retornam ao Estado com o avanço de uma frente fria. De uma forma geral, o acumulado varia entre 30 e 70 milímetros, mas nas Planícies Costeira Externa e Interna o acumulado passa dos 90 milímetros.

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a temperatura despencará no fim da semana com máximas entre 14°C e 16°C na quinta-feira (23) e mínimas entre 6°C e 8°C no sábado (25). Outro episódio de chuva acontecerá por volta de 27 de maio, com queda acentuada da temperatura nos primeiros dias de junho.

O Rio Grande Sul começou a sentir as pancadas de chuva moderadas a fortes desde a tarde da segunda-feira, 20 de maio. Várias áreas do estado acumularam de 30 mm a 55 mm em 24 horas (entre 15 horas de 20 de maio e 15 horas de 21 de maio).

Durante a quinta-feira, 23 de maio, um ciclone extratropical se organiza entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e potencializa o risco de temporais. Ficam em alerta para ventania e chuva forte todo o estado do Paraná, o centro-leste de Santa Catarina, e o sul e leste do Rio Grande do Sul.

No decorrer da sexta-feira, 24 de maio, esse ciclone se aprofunda e provoca a entrada de ventos fortes constantes na costa do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva volumosa em todo o litoral gaúcho, com destaque para o litoral norte, e na Grande Porto Alegre. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de barreiras.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink