CI

Buva

voadeira (Conyza sumatrensis) Culturas Afetadas: Arroz, Milho, Soja, Trigo

SinonímiaConyza albida 

Erva anual de até 200 cm, de aspeto robusto, apresentando verde-acinzentadas, densamente peludas, sendo que as folhas inferiores são lanceoladas 
com margens recortadas, enquanto que as folhas superiores são linea-lanceoladas e inteiras. As flores são reunidas em capítulos cujas brácteas são densamente peludas. Produz um elevado número de sementes as quais são eficientemente dispersas pelo vento, aumentando rapidamente a sua área de distribuição. Forma áreas densas que impedem o desenvolvimento de vegetação nativa. Os custos para o controle são elevados em áreas cultivadas. Altas infestações promovem diminuição da produtividade em terrenos agrícolas.


As metodologias de controle usadas em C. canadensis incluem:

1) Manual: prática de capina.

2) Mecânico: através do uso de práticas agrícolas de mobilização do solo (lavoura, gradagem). Devem ser realizadas antes da floração.

3) Controlo químico: A aplicação de herbicida deve ocorrer nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta, antes do eixo primário estar desenvolvido.
 
Tem sido observado controle insatisfatório de buva em diversas lavouras no Rio Grande do Sul com uso do glifosato.



 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.