CI

A soja no Amapá?


Gilberto Ken-Iti Yokomizo

A soja (Glycine max (L) Merrill) é uma espécie autógama com 2n=40 cromossomos, tendo sua origem no leste da Ásia, mais provavelmente no Centro de Origem Chinês. É a oleaginosa mais cultivada em todo o mundo, devido principalmente à sua ampla adaptação, incluindo atualmente regiões onde seu cultivo era limitado por problemas de fotoperíodo. Tal fato só foi possível, graças ao desenvolvimento pelos programas de melhoramento genético de cultivares possuidoras de período juvenil longo e/ou florescimento tardio em condições de dias curtos. Cultivares com período juvenil longo e/ou florescimento tardio em condições de dias curtos desenvolvem-se vegetativamente bem e alcançam altura da planta apropriada para produção de grãos em níveis econômicos mesmo sob condições variáveis de latitude e/ou data de semeadura, podendo ser altamente promissoras no Amapá.

A sustentação da demanda de soja e outras leguminosas tem origem nos seus dois produtos originários do esmagamento, ou seja, o óleo e o farelo. Entretanto o principal responsável pelo crescimento da produção desses vegetais tem sido os farelos protéicos que poderão impulsionar o setor de bovinos, suínos e avícolas na região. A sua relação direta com o consumo de carnes, principalmente de aves e suínos, comprova que a demanda desse produto é derivada do consumo mundial de carnes.

O desenvolvimento de cultivares de soja é usualmente direcionada à obtenção de materiais com ampla adaptação ambiental e alta produtividade. Para tanto, é fundamental a avaliação do desempenho de linhagens e/ou cultivares de soja em vários anos e locais, devido à provável existência de interação do tipo genótipo x ambiente (G x A), com isso um programa de melhoramento genético regional é de vital importância para atestar a viabilidade técnica da cultura no Amapá.

Considerando-se que o Estado do Amapá apresenta 960 mil hectares de cerrado com potencialidade de se cultivar a soja, a Embrapa Amapá acredita que existe a possibilidade de produção, diminuindo a necessidade de importação de outros Estados para a alimentação animal principalmente. Devendo se ter cuidados em conduzir estudos que visem englobar as áreas da ecologia, para garantir menores impactos ambientais.

Gilberto Ken-Iti Yokomizo

Pesquisador da Embrapa Amapá

Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.