CI

Avaliação Genética dos Animais


Gustavo Fonseca de Almeida

Como esclarecido no capítulo anterior, as avaliações genéticas podem ser conduzidas dentro de rebanhos com

a finalidade de se obter valores genéticos de vacas e bezerros e entre rebanhos a fim de se conseguir determinar o mérito genético dos reprodutores utilizando-se as informações de parentesco e de desempenho individual. Tendo em vista que o objetivo das avaliações genéticas entre rebanhos é, na maioria das vezes, a produção de sumários de touros, torna-se de fundamental importância que os dados de desempenho e parentesco entre animais sejam obtidos mediante a formação de grupos contemporâneos conectados geneticamente, tornando possível, dessa maneira, a comparação dos dados de parentesco.

A melhor maneira de avaliar o valor genético dos animais é mediante o desempenho de suas progênies que consiste na seleção pelo valor fenotípico médio de seus descendentes. Este sistema de escolha apoia-se no fato de que a cada "etapa" genética será fornecida à próxima geração 50% do patrimônio genético de cada pai, e sempre essa fração dos genes é apresentada em combinações diferentes. É claro que o exame de muitas amostras destes 50% permite estimar o patrimônio genético dos progenitores. Preferencialmente, os testes de progênie são recomendados para características de baixa herdabilidade, onde o fenótipo do indivíduo não indica, com precisão, o valor genético do reprodutor. Para estas características o teste de progênie contribui para aumentar a eficiência da seleção individual.

Esse teste é recomendado quando a característica não pode ser medida em um dos sexos, como, por exemplo, produção de leite, ou quando somente pode ser medida após a morte do animal, como as características de carcaça. Outra recomendação para o uso do teste de progênie é feita quando se deseja descobrir alguma combinação de genes deletérios, determinantes de características indesejáveis a um rebanho. Portanto, nos programas de avaliação do desempenho de animais com o objetivo de identificar os indivíduos superiores, dentro de cada grupo em teste, que serão os futuros pais de parte da próxima geração, são utilizadas mensurações de suas características em determinadas etapas de suas vidas. Essas avaliações têm grande importância por tornar possível que os produtores adquiram doses de sêmen, por meio da interpretação de sumários de touros, que nada mais são do que análises comparativas entre animais conectados geneticamente através de índices calculados e expressos como diferença esperada na progênie (DEP), aliada a um valor que representa a intensidade da utilização daquele touro como reprodutor, denominada acurácia, associada a cada estimativa, possibilitando introduzir em seu(s) rebanho(s) material genético superior.

Nos dias de hoje, com a grande preocupação em se produzir de forma cada vez mais eficiente, tornou-se de fundamental importância que programas de avaliação forneçam alternativas de utilização de materiais genéticos superiores testando touros de diferentes origens dentro de uma mesma raça e entre raças específicas.

Atualmente, no Brasil, são nove os centros de avaliação de touros que têm se evidenciado nas avaliações e vendas de animais, com destaque aos animais zebuínos, em especial para a raça Nelore. Tais centros produzem sumários com dados comparativos entre os animais testados para que os fazendeiros e produtores possam escolher qual ou quais animais apresentam melhores indicativos às necessidades de cada rebanho.

Adiante serão enumerados e apresentados os sumários que têm maior destaque no país, além das características avaliadas.

· ABCZ - EMBRAPA

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, criada no ano de 1967 em Uberaba MG, teve como principal objetivo a prestação de serviços à pecuária nacional, desde a assistência técnica para incentivo e melhoria dos rebanhos, como a atenção dedicada aos interesses comerciais dos criadores, com o engajamento em entidades internacionais ligadas à exportação de reprodutores e sêmen como a Confederacion Interamericana de Gadaderos - CIAGA - e a Confederação Mundial do Zebu - COMZEBU (LOPES, 1984).

O presente sumário é obtido a partir da base de dados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu , trabalhando somente com animais registrados, sendo o sumário que apresenta o maior número de touros avaliados. Das raças zebuínas, são avaliadas a Gir, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã e, principalmente, a Nelore. As características consideradas nesse sumário são os pesos aos 120 (P120), aos 240 (P240) e aos 420 dias de idade (P420) e, para estes, estimadas as DEP's diretas e maternas, tendo como base genética a média da raça. O modelo estatístico utilizado para estas análises considerou, além dos efeitos genéticos, também os efeitos fixos do grupo contemporâneo e da idade da vaca ao parto. O grupo contemporâneo incluiu os efeitos do sexo, do ano e da época de nascimento da progênie e da fazenda à qual foi criada (SUMÁRIO ABCZ, 1999 - 2000).

· PMGRN - USP / RIBEIRÃO PRETO

A ação conjunta entre pesquisadores do departamento de Genética da USP, em 1968, por intermédio de seu chefe

Prof. Kerr, iniciou os trabalhos de melhoramento genético da raça Nelore na Fazenda Bonsucesso, de propriedade do Dr. Arnaldo Zancaner, criador pioneiro na seleção e aplicação de novas tecnologias. Esse projeto foi o embrião de todos os estudos sobre a raça Nelore e, hoje em dia, representa um programa consolidado com 88 rebanhos distribuídos em 11 estados da Federação (SUMÁRIO PMGRN, 1999).

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore realizado pela Universidade de São Paulo trabalha essencialmente com animais registrados da raça Nelore. Suas características avaliadas são apresentadas em forma de DEP's para idade ao primeiro parto (IPP), período de gestação (PG), peso do bezerro ao nascer (PN), peso à idade adulta (PA), e produtividade acumulada (PAC), além de apresentar DEP's para efeito materno, direto e materno total no peso aos 120 dias (DEPMP120, DEPDP120 & DEPMT120), DEP para efeito direto no peso ao ano (DEPDP365 - 455), DEP para efeito direto do perímetro escrotal ao ano (DEPPE365 - 455), DEP para efeito direto na idade ao primeiro parto (DEPDIPP), DEP para efeito direto no período de gestação (DEPDPG), DEP para efeito direto no peso ao nascimento (DEPDPN), DEP para efeito maternal no peso ao nascimento (DEPMPN), DEP para efeito direto no animal adulto (DEPDPA) e DEP para efeito direto na produtividade total (DEPDPAC). Seus resultados

apresentados são componentes de um índice, denominado Mérito Genético Total dos animais, calculado da seguinte forma: MGT = 0,10MP120 + 0,20DP120 + 0,20DP365 + 0,20DP455 + 0,15DPE365 + 0,15DPE455, sendo as diversas características, avaliadas e correlacionadas. (SUMÁRIO PMGRN, 1999).

· P.A.I.N.T - LAGOA DA SERRA

O Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros da Lagoa da Serra (P.A.I.N.T.) interpreta e analisa dados originários de rebanhos comerciais em regime, preferencialmente, de pastagens. São diversas raças avaliadas com destaque especial para a Nelore. Têm suas características avaliadas e seus resultados são apresentados na forma de DEP's à desmama, sobreano (kg) e perímetro escrotal ao sobreano (cm), determinando características relacionadas à precocidade dos animais (SUMÁRIO P.A.I.N.T., 1999).

· EMBRAPA

O Centro Nacional de Pesquisa com Gado de Corte - CNPGC / EMBRAPA, envolve rebanhos controlados pela ABCZ além de diferentes centrais de inseminação artificial, universidades e produtores, sendo sua base de dados oriunda de rebanhos comerciais. Avaliam raças como a Gir, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã e destaque especial para as avaliações da raça Nelore. Este documento que apresenta os resultados da avaliação nacional de touros da raça Nelore é fruto do protocolo de intenções assinado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAA), pela ABCZ e pela EMBRAPA, com a participação do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.

Para a confecção deste sumário, foram avaliados 10.636 reprodutores da raça Nelore. Esta avaliação foi conduzida utilizando-se informações dos pesos das progênies dos referidos touros, obtidos pelo CDP da ABCZ. Com base nestas pesagens, foram calculados os pesos aos 120 (P120), aos 240 (P240 - desmama), aos 420 dias de idade (P420 - sobreano) e, para estes, estimadas as DEP's diretas e maternas ( SUMÁRIO EMBRAPA, 1999 - 2000).

· AGROPECUÁRIA CFM - USP / PIRAÇUNUNGA

Este Sumário de Touros Nelore 1999 tem como objetivo fornecer informações a respeito do material genético de alta qualidade que a empresa coloca à disposição do mercado, seja pela venda de touros, seja pela venda de sêmen. As análises utilizaram o peso à desmama como "característica âncora", de modo a ajustar para os efeitos de possíveis medições preferenciais ou exclusão de animais inferiores dos arquivos. Seus dados são coletados em duas fazendas do grupo CFM, sendo avaliados somente animais da raça Nelore . As características avaliadas são peso ao nascimento (kg), peso ao desmame (kg), efeito materno total (kg), ganho de peso ao sobreano (kg), perímetro escrotal ao sobreano (cm), altura (cm) e características de conformação, precocidade e musculosidade ( escores de

1 a 5). Apresenta um índice para classificação dos animais. O índice CFM considerou o peso à desmama ( com ponderação de 20%), o ganho de peso da desmama ao sobreano ( ponderação de 40%), a musculosidade ( ponderação de 20%) e o perímetro escrotal ( ponderação de 20%) (SUMÁRIO CFM, 1999).

· SUMÁRIO ALIANÇA NELORE

São diferentes grupos trabalhando em conjunto, respeitando as particularidades e cooperando na missão agregadora do primeiro elo da cadeia produtiva da carne, os produtores de material genético superior (PINEDA - 1999).

Trabalham fundamentalmente com o gado Nelore, avaliando as seguintes características: peso ao nascer (kg), ganho de peso do nascimento ao desmame (kg), dias para ganhar 160kg do nascimento à desmama (D160), conformação, precocidade e musculatura na desmama ( escores de 1 a 5), umbigo na desmama ( escores de 1 a 5), habilidade materna para D160, ganho de peso do nascimento ao sobreano, dias para ganhar 400 kg do nascimento ao sobreano, conformação, precocidade, musculatura ao sobreano ( escores de 1 a 5), perímetro escrotal ajustado para idade (cm), perímetro escrotal ajustado para idade e peso (cm) e idade ao primeiro parto (dias) ( SUMÁRIO ALIANÇA, 1999).

· SUMÁRIO DA ANC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CRIADORES

A Associação Nacional de Criadores "Herd Book Collares"(ACN), entidade sem fins lucrativos com 90 anos de atividades ininterruptas, é responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional das raças de origem européia e suas cruzas, registradas na ANC por delegação do ministério da Agricultura e do Abastecimento e/ou de rebanhos controlados pela PROMEBO (Programa de Melhoramento Genético de bovinos). As avaliações são feitas individualmente para cada raça, sendo publicadas anualmente, durante a EXPOINTER. No ano 2000 serão avaliadas as raças Aberdeen Angus, Charolês, Devon, Hereford, Shorthorn, Santa Gertrudes e pela primeira vez Brangus e Braford.

O resultado das características avaliadas são apresentadas em forma de DEP's do peso ao nascer (kg), peso ao desmame ajustado aos 205 dias e à idade da mãe (kg), peso ajustado ao ano (12 meses) ou ao sobreano (18 meses),precocidade, conformação, musculosidade, tamanho e umbigo na desmama e ao sobreano ( escores de

1 a 5). Produzem índices para classificação dos animais sendo este determinado através do cálculo reunindo 50% para as características ponderais ( ganhos de peso) e 12,5% para cada um dos escores visuais ( conformação, precocidade, musculosidade e tamanho), sendo suas avaliações feitas pelo Gensys ( SUMÁRIO ACN, 1999 - 2000).

· CONSÓRCIO NATURA

O consórcio Natura é formado por um grupo de criadores associados que tem seus animais de raças britânicas,

tendo maior ênfase animais da raça Brangus , avaliados também pelo Gensys, utilizando as mesmas características da associação nacional dos criadores, determinando índices ( 50% para características mensuráveis - ganhos de peso, e 12,5% para cada um dos escores visuais, conformação, precocidade, musculosidade e tamanho) na classificação dos animais ( SUMÁRIO, 1999).

· CONEXÃO BRAFORD

A conexão é também composta por um consórcio de criadores, sendo realizada a avaliação de raças britânicas e cruzados Nelore x Hereford. Os dados também são processados e analizados pelo Gensys, fornecidos em forma de índices, como os da ACN, para classificação dos animais ( SUMÁRIO, 1999).

Depois de conhecidos os programas de avaliação genética dos animais, devem ficar claras, tanto para produtores quanto para técnicos da área, algumas definições para que decisões na escolha deste ou daquele animal para introdução em determinado rebanho sejam feitas de maneira correta obtendo-se, dessa maneira, os resultados esperados.

Por hoje é isso amigos leitores. Deixo mais uma vez aflorar a curiosidade do público leitor. Na próxima semana falarei a respeito das DEP's, base genética e acurácia.

Grande semana para todos e que os bandidos do senado sejam o quanto antes cassados. Se der em pizza novamente, que a população saia às ruas e obrigue o fechamento do senado! É de dar nojo!

Do mais, grande abraço e que Deus fique conosco.

Seya!!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.