CI

A necessidade de nitrogênio em soja


Dirceu N. Gassen

A soja é uma plantas cultivadas com maior extração de nitrogênio. Nos grãos exporta quatro vezes mais N do que o milho e o trigo. Há consenso sobre o retorno econômico e as vantagens de se aplicar N em gramíneas, porém, em soja, pouca preocupação existe com o suprimento desse elemento.

Para produzir uma tonelada de grãos, a planta de soja necessita aproximadamente 80 kg de N. Os grãos da leguminosa contém aproximadamente 40 % de proteína com 15 % de nitrogênio, o que corresponde a exportação de aproximadamente 60 kg do elemento por tonelada de soja.

Para produzir 50 sacos de soja (3.000 kg/ha) são exportados 180 kg de N, equivalente a 400 kg de uréia.

A planta absorve e acumula N nas folhas até a fase de formação de legumes (R3 e R4), com maior intensidade a partir da fase de floração. A partir daí a planta transloca esse e outros elementos da folha para a formação e o enchimento de grãos. Por isso, a preocupação em manter o índice de área foliar 4:1 (Inforamtivo 10) e a necessidade de controlar as doenças de fim de ciclo.

Períodos de estiagem na fase de 2 e 3 trifólios pode levar à morte ou à ineficiência de rizóbio.

A presença de teores elevados de nitratos no sulco de semeadura também pode inibir o desenvolvimento de rizóbio nas raízes de soja.

Se a planta de soja mostrar sintomas de deficiência de N floração e falta de nódulos pode haver resposta positiva no rendimento de grãos com a aplicação de N.

O nitrogênio pode ser aplicado em pequenas quantidades (até 15 kg/ha) na semeadura para suprir as necessidades da planta até a fase de desenvolvimento de nódulos e a liberação de N pelos rizóbios.

Em lavouras de campo nativo sugere-se aplicar até 30 kg de N na semeadura para suprir as necessidades da planta e dos microrganismos decompositores de palha e raízes.

Em lavouras de elevado rendimento (> 60 sacos/ha) nos Estados Unidos (Informativo 13) ouve resposta na aplicação de nitrogênio na fase de formação de legumes.

Alguns pesquisadores sugerem nitrogênio em soja a partir da fase de floração se houver poucos nódulos de rizóbio nas raízes e sintomas de deficiência do elemento nas plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.