Assessoria de Imprensa para Agronegócio e a importância do relatório

Por: Opinião Livre
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Por Rodrigo Capella*
 
Todo final de mês, você recebe da sua assessoria de imprensa contratada um relatório com diversas notícias publicadas. Certa vez, você questiona: "um relatório não deveria ir além? Não deveria trazer mais informações para eu compartilhar com a minha equipe de campo, com a diretoria e com a presidência?". 

Sim, você está certo. Um bom relatório de assessoria de imprensa não traz apenas os resultados obtidos dentro de um período de trinta dias. 

No documento, deve constar uma análise das principais atividades realizadas e dos resultados alcançados, destacando a relevância para a empresa de agronegócio e para o mercado.
 
As atividades em andamento, como pautas, artigos, entrevistas e dicas de mercado, entre outras, também devem ser apresentadas.
 
Outro ponto importante é relatar quais encontros de relacionamento foram realizados ao longo do período e quais estão programados para os próximos meses. O ideal é que o executivo faça, pelo menos, um encontro mensal com jornalistas e com influenciadores.
 
Mas, cuidado: a assessoria de imprensa deve fazer uma ampla análise dos veículos antes de agendar os encontros de relacionamento com os jornalistas e influenciadores. Informações como abrangência da publicação, perfil do leitor, temas abordados e relevância dentro do mercado devem ser sempre levadas em consideração.


 
No relatório, a divulgação regional precisa ser destacada, uma vez que as equipes de vendas são divididas por áreas e uma boa matéria publicada em um jornal local pode ajudar em uma venda futura.
 
Todo relatório deve apresentar também um mapeamento das redes sociais, ou seja, informar quem compartilhou as notícias publicadas, quem as comentou e qual o provável interesse das pessoas que reagiram às notícias publicadas.
 
Ao final do documento deve ser apresentado o ROI, ou seja, o retorno do investimento. A pergunta a ser respondida é: Quanto foi investido na assessoria de imprensa e quanto a empresa de agronegócio obteve de retorno? O cálculo pode ser feito de várias formas.  

 
Se a empresa de agronegócio for multinacional, é importante que a assessoria de imprensa elabore também um relatório mensal em inglês. Neste caso, o relatório em inglês é uma versão mais curta do documento em português e é utilizado para prestar contas.

Durante todo o processo de confecção do relatório, a assessoria de imprensa deve ser proativa, preparando o documento semana a semana e enviando-o ao cliente antes do fim do mês para que ele possa analisar e sugerir alterações.
 
A elaboração de um relatório detalhado, conforme sugerido neste artigo, tornará a relação entre a empresa de agronegócio e a assessoria de imprensa contratada ainda mais produtiva e transparente e também contribuirá para que as próximas ações sejam desenvolvidas de forma estruturada, ampliando a visibilidade da empresa de agronegócio e contribuindo diretamente para o aumento das vendas e para uma maior participação de mercado.
 
(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa com ampla experiência em assessoria de imprensa para agronegócio. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br

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