
A presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, destaca no documento a homenagem do setor pela data que celebra os profissionais que no mundo todo ajudam a alimentar, vestir e mover nações
A presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, divulgou nesta terça-feira (27 de maio) uma carta em homenagem do Dia Internacional do Piloto Agrícola. A data foi criada nos Estados Unidos, berço do setor no mundo, e se tornou internacional em 2010. Como não podia deixar de ser, acabou pegando também no Brasil, que tem a segunda maior frota aeroagrícola do planeta (atrás apenas dos norte-americanos).
Lembrando que países como Argentina, Uruguai, Canadá, México, Nova Zelândia e Austrália também reconhecem e investem na aviação agrícola como parte importante de suas estratégias agropecuárias. Entre várias ouras nações que utilizam a ferramenta.
Segue a íntegra do documento:
DIA DO PILOTO AGRÍCOLA
Hoje celebramos o Dia Internacional do Piloto Agrícola. Profissionais que, com coragem, precisão e compromisso, transformam os céus em extensão da produção no campo. O piloto agrícola não apenas conduz uma aeronave, ele protege lavouras, salva florestas do fogo, cuida do solo e da água e contribui diretamente para a segurança alimentar do mundo.
São ainda a ponta de uma cadeia com inúmeros técnicos, agrônomos, mecânicos, gestores e diversos outros profissionais que, em nosso País, fazem diariamente decolar uma das maiores e melhores aviações agrícolas do mundo.
Assim, neste dia homenageamos todos os pilotos que operam com excelência e responsabilidade, enfrentando desafios técnicos, climáticos e operacionais para levar tecnologia e eficiência ao agronegócio brasileiro.
Nosso reconhecimento, respeito e admiração a cada um de vocês, que são parte essencial da engrenagem que move o agro.
Hoana Almeida Santos
Presidente do Conselho de Administração do Sindag