A forma de aumentar nosso conhecimento não mudou ao longo dos anos. Se obtém conhecimento a partir de estudo, seja dos livros, de professores ou mesmo praticando! A forma com que ele chega pra gente é que mudou ao longo do tempo!
Antes o conhecimento estava restrito aos professores (e aí incluo como professores, não só os formais em sala de aula, mas aqueles que nos ensinam no dia a dia com seu conhecimento prático) e aos livros na biblioteca.
Hoje o Sr Google sabe tudo e a Inteligência Artificial (IA) acha que sabe tudo! Aliás, se a gente não souber bem o que está perguntando, o que essa pseudo Inteligência artificial nos dá de informação equivocada... Bom, mas esse é outro assunto. Hoje quero falar dos cursos EAD – Cursos de Ensino à Distância, que são feitos e pensados para repassar conhecimento de qualidade.
Existem muitos exemplos, mas vou falar de duas plataformas: uma da Embrapa (e-campo) e outra do Senar (Senar EAD) que fornecem centenas de cursos na área de agricultura, meio ambiente e pecuária, mas também de gestão da propriedade rural, enfim, um mundo de conhecimento gratuito e de qualidade! Lembro que esses cursos, mesmo gratuitos, oferecem certificados aos participantes.
Aos estudantes em formação aos técnicos que buscam atualização, aos agricultores que querem aprender algo novo seguem os links:
Plataforma E campo Embrapa – Mais de 180 cursos gratuitos e cerca de 20 pagos, nas mais diferentes áreas do conhecimento, incluindo produção de batata doce, compostagem, lúpulo até recomposição de áreas degradadas nos biomas brasileiros: https://e-campo.sede.embrapa.br/
EAD – SENAR: mais de 227 cursos abertos em áreas como Administração, como capturar abelhas, produção de mudas de espécies nativas, enfim um mundo gratuito de oportunidades de conhecimento. https://ead.senar.org.br/
Bons estudos e um forte abraço.