CI

Diagnóstico do Agronegócio da soja na Argentina em 2014


Carlos Roberto Dellavalle Filho
Na Argentina a produção de soja se expandiu de maneira extraordinária nos últimos 10 anos, ultrapassando 20 milhões de hectares. Com uma expectativa de colher 54 milhões de toneladas na presente safra.
Vamos conhecer um pouco mais da produção deste País:
- A economia da Argentina tem recursos naturais abundantes, um setor agrícola orientado para exportação, a população altamente alfabetizada, e uma base industrial diversificada.
- É o terceiro maior exportador da oleaginosa.
- É o terceiro maior produtor mundial de soja (Atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil); 
Além da soja o Pais se destaca na produção  de: Milho, Trigo, Girassol e Sorgo. 
*Porém a Soja é a principal cultura agrícola do País.
Segundo Piñeyro (SolutioAGRO) este incremento de cultivo da cultura tem se intensificado pela demanda Chinesa a partir de 2003 aproximadamente. Isso tudo teve um lado positivo de ter ocorrido, onde novos pacotes tecnológicos de inovação se integrarão aos sistemas de produção, como o Plantio Direto na palha (SPD) e um excelente ajuste na tecnologia do campo que combina eficientemente o uso de OGM (Transgênicos), uma adequada disponibilidade de moléculas para o controle químico de pragas, doenças e ervas daninhas, e não podemos esquecer de um ajustado sistema de planejamento das unidades de produção. 
Essas condições favoráveis ao cultivo influenciam-se com as robustas vantagens de logística e processamento do complexo de crushing da Argentina com uma combinação das políticas agropecuárias que castigam os preços internos de trigo, milho, leite e carne bovina mediante a regulação extrema das exportações explicam esse vertiginoso crescimento da Soja. 
Algumas dificuldades no sistema de produção. 
- Porem muitas vezes mais Soja se reflete em menos rotação!? 
Mesmo para um agricultor da área central de produção é difícil estabelecer rotações de culturas, com retornos econômicos ótimos sem abusar de plantio da soja. 
Rotação de cultura diminuindo?
Algo que ocorre em muitas regiões do Brasil, também está ocorrendo na Argentina, o desiquilíbrio dos sistemas produtivos pela rotação de cultura cada vez menor. 
O lado negativo é um desequilíbrio no que se refere agronomicamente onde é recomendado para superfície relação grama / óleo que caiu 3-0,5 1982-2013 aumentando o risco de desestabilizar o sistema de produção, especialmente sobre os parâmetros físicos de fertilidade e química do solo. Esta situação é agravada pela falta de equilíbrio colheita esquemas de fertilização que não substitui o que é removido, especialmente fósforo e controle de pragas, por vezes, sem critérios biológicos adequados . 
Rendimentos da safra atual da Oleaginosa
Segundo informações de alguns produtores argentinos de soja, nessa safra podemos observar bons rendimentos em grande parte de Córdoba e em toda de Chaco, leste de Santiago del Estero e Formosa, porém a algumas chuvas tem atrapalhado a colheita e gerado lentidão em algumas regiões. 
Considerações Finais
Visualiza-se em curto prazo estabelecer políticas governamentais que incentivem e permitam corrigir esse desvio e manter a Argentina como líder nesse setor tanto em forma económica, social e ambientalmente sustentável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.