E-Commerce e GERAÇÃO Z nas Empresas: Problemas ou Soluções?
1) FUTUROS dos E-Commerce: Ameaças ou Oportunidades?
“No cenário atual – já muito pulsante do comercio digital intensivo e em forte ampliação onde a velocidade e o preço dominam na guerra de sobrevivência - um grande dilema ou duvida já se formam: O futuro das empresas atacadistas, varejistas, fast food etc. brasileiras – com suas lojas físicas e até com partes de suas vendas via E-Commerce – revela uma escuridão? e/ou já se trata de uma nova luz até vibrante/anunciante das portas abertas de imensas oportunidades que já surgem? Nas respostas: tudo dependerá dos conhecimentos, dos arrojos e dos reais preparos e interesses empresariais dos atacados e dos varejos físicos para mudanças, desde que já com eles bem entendendo e melhor se preparando para os grandes desafios das reais e das muitas mudanças - até estratégicas/radicais/fundamentais – necessárias e que sobrevirão e para as sobrevivências de algumas empresas. Afinal, tudo precisará ocorrer para o nosso atacado e varejo físico não mais apenas sobreviverem, sendo bem mais para eles bem competirem contra todas do E-Commerce e até para muito prosperarem com, ou sem, elas. Para tanto, este meu artigo e link para meu livro recente de gestão empresarial moderna e competitiva acerca mergulha nas profundezas dos E-Commerce mundial, explorando as já imensas lutas travadas pelas sobrevivências/ampliações dos gigantes dos atacados e dos varejos físicos do Mundo, ante os negócios ainda bem mais físicos e regionais no Brasil.
A luta já intensa e imensa que já se apresenta e contra as plataformas ambiciosíssimas, super velozes, multi itens (quase que completas), até melhor preparadas e até mais baratas será, e/ou precisará ser, ainda mais intensa, rápida e bem preparada. Tudo ocorrerá contra uma maioria de empresas estrangeiras e já com altas expertises já acumuladas há anos, como as do Mercado Livre, Shopee, Amazon, Tik Tok, Shein e muitas outras, que já estão por aqui e/ou que surgirão rapidamente. Tudo ocorre com todas, infelizmente, até muito mais apoiadas erroneamente pelos Governos - até incoerentes e/ou despreparados e numa super ânsia apenas arrecadatória, mesmo que muito destruidora -, mesmo se sabendo que elas, claramente, são muito automatizadas/robotizadas nas suas origens e nos seus CD - Centros de Distribuições (“fulfillment centers”) ou seja, são poucas empregadoras reais - e idem que são grandes destruidoras dos pequenos e médios varejos mais de milhões de empregos e de rendas locais, a maioria no interior pobre”.
As “NARRATIVAS comuns já REVELAM um gigante Panorama competitivo local, Regional e em todo o Brasil muito diferente e até inesperado, onde muitas Empresas (de quaisquer portes) mais seus Empresários, Famílias e Funcionários, quase que não se prepararam para a tempestade perfeita que se aproxima e em que, onde e em cada dia, a VULNERABILIDADE DE ALGUNS SE JÁ SE TORNA BEM MAIS EVIDENTE. O impulso implacável e continuo por menores preços (até como parte da nossa Lei de Gerson), combinado com as crescentes impessoalidades e os custos elevados (inclusive com gigante fúria tributária atual mais da SELIC assassina empresarial) estão moldando um novo terreno que desafia os antigos pilares tradicionais dos varejos, atacados e fast-food (viciantes e acomodativos), enquanto inúmeras fraudes diárias andam à espreita, tanto dos consumidores, como das empresas vendedoras e/ou até dos fabricantes/transportadoras, sendo testadas as resistências dos modelos convencionais de vendas, de atendimentos, de entregas e de gestões de estoques e de pessoas”.
Na verdade, tudo ainda é muito novo para todos, até para os que como eu arrisco a prever e a tentar bem orientar, mas é fato que as empresas que queiram sobreviver terão que enfrentarem as duras realidades atuais de que sem adaptações/mudanças realmente muito inovadoras e estratégicas (ou, seja, que somente querem seguir sem dores, sem custos e sem investirem nas mudanças fundamentais) seus futuros poderão ser sombrios. O que tem alta possibilidade de ocorrer é uma grande invasão dos instrumentos de IA - Inteligência Artificial nas gestões, nas vendas e promoções, em especial por novíssimas ferramentas intensivas de IA, como o ChatGPT, Perplexity Al, Gemini, DeepSeek, Grok, Claude e outros. Assim, as Empresas sobreviventes precisarão se preparar para bem dominá-los e isto até pode ser estratégico (até para suas vendas no E-Commerce, como já dominam e já fazem muito as perfumistas Natura, Boticário etc. mais de vinhos, autopeças, alguns materiais construção etc..). Assim. Mesmo não querendo e/ou não gostando e/ou nunca planejando, poderá ser preciso apelar por ajudas das - hoje ainda até condenadas/inseguras/discordantes; vide abaixo - Gerações Z (nascidos de 1997 a 2012”, portanto até formados, mas com poucos já trabalhando e/ou devidamente motivados para tanto) mais Millenials (nascidos de 1981 a 1996) mais da Geração X (nascidos de 1965 a 1980) e das futuras Gerações Alfa e Beta, ainda não nascidos. Neste caso, a maioria destas Empresas acima - já exemplos vitoriosos de mudanças e de como lidar/liderar/motivar/surpreender e até aprender com as novas Gerações - já notaram as fundamentalidades das recontratações para tanto de muitos aposentados bem selecionados (“babies boomers”), desde que realmente pacientes, conhecedores reais, bem motivados, sociáveis, bons mestres e com boa saúde - seja em tempo integral ou mesmo parcial, diários – e que serão fundamentais para treinarem, motivarem, acompanharem sem fiscalizar etc. as Gerações X, Z e futuras Alfas e Betas, pois todas as Empresas atuais e futuras muito precisarão deles – gostem ou não - para continuarem e/ou sobrevierem e/ou prosperarem.
CONTUDO, a narrativa também se desdobra para mostrar que a até possível DERROCADA DO E-COMMERCE NÃO É UMA CERTEZA em curto prazo (pelos maiores custos, preços de vendas irreais, muitas fraudes, dificuldades com escolhas, faltas de pessoalidades. Também, os varejos e os atacados físicos - se e quando realmente arrojados/batalhadores - podem reagir muito, novamente e pesadamente, contra tais E-Commerce até com ressuscitações e renovações das lojas físicas e com atendimentos mais pessoalizados mais com ressuscitações dos atendimentos/soluções telefônicas físicas e não mais por IA ou “chatbots” impessoais do varejo eletrônico/digital e que ninguém suporta mais; intensificações de pagamentos por carnês - até já incluindo seguros por inadimplências -; novos convênios para muitos tipos de pagamentos dos tipos que, realmente, atraem clientes desde que com seguranças locais adequadas – inclusive de trocas/resgates em “cash” – e dos tipos PIX Saque ou PIX Troco ou BB Cash” ou “BB Saque Móvel” ou “CaixaAqui” ou Banco 24 horas – mais de recebimentos diversos e tudo com grandes bancos físicos e que também procuram de todas as formas também voltarem a sobreviver/ampliar/re-competir/realmente fidelizar devido aos também intensivos ataques e concorrências dos bancos digitais, todos atuando como se fossem E-Commerces bancários (tudo como nas lotéricas atuais); mais de bem mais marketing diretos; propagandas e promoções/premiações intensivas apenas em rádios locais/regionais; inúmeras promoções de itens tocáveis/escolhíveis/realmente promocionais (até trocáveis e/ou até recondicionados, de futuro) e do tipo “black friday” etc.. Assim, todos dos E-Commerce estão bem se preparando, pois já sabem que uma nova era de competitividades físicas pode surgir, ou precisa surgir rápido, desde que haja uma reavaliação profunda, continuada e real mais um entendimento renovado sobre o que realmente significa VENDER, ENTREGAR e GARANTIR/TROCAR no novíssimo Mundo de hoje (com as pessoas fugindo dos grandes centros MAIS já com as gigantes inseguranças locais MAIS com a já grande escassez de mão-de-obra bem preparada e, realmente, interessada em cumprir suas metas mais das empresas).
Assim, prepare-se também para uma gigante e difícil nova jornada fundamental e estratégica de repensar, reprogramar e de agir, agora proativa e incessantemente e sem novas mentiras/enganações consultoriais/mentoriais apenas “power-point” (inclusive pelos órgãos oficiais e entidades apoiadoras), onde as linhas entre ameaças e oportunidades se confundem, e as soluções propostas são tão atuais, quanto os desafios que já enfrentamos antes e doravante.
Trata-se, então, “tal meu livro abaixo de um CONVITE à reflexão imediata para as mudanças empresariais que se fazem fundamentais, já a partir deste momento, e como numa reação a um chamado para aqueles que, realmente, desejam não apenas sobreviver, mas prosperarem em um novo mercado ainda mais desafiador, em constante evolução e em que poucos antigos e teimosos sobreviverão”.
Vide MEU recente LIVRO DETALHADO ACERCA: “FUTURO dos E-Commerce: Ameaças ou Oportunidades”? (apenas e-book com 136 páginas) EM: https://a.co/d/1UuG2hp
2) GERAÇÃO Z nas Empresas: Problemas ou Soluções?
Em um cenário corporativo em grande e constante transformação, cada geração traz consigo uma nova perspectiva e a Geração Z não uma exceção, até porque já se sabe que – embora ainda rejeitada por muitos, talvez ainda até desinformados - ela já é considerada como fundamental para as sobrevivências e vitorias das Empresas modernas e realmente arrojadas/sobrevivencialistas. Na verdade, alguns empresários e/ou familiares empresariais até já sabem muito bem disto, embora muitos pareçam que até não se importem (o que pode não ser verdade, pois a maioria da Geração Z consome itens finos vendidos pela internet – vide após – e até bem mais caros, embora até possam deixar de não bem residirem nem de se casarem nem de bem se alimentarem nem de beberem álcool nem de fumarem etc., e tudo isso para obterem os bens acima, suficientes e nos momentos de seus desejos (situações até muito elogiáveis).
São 03 “as gerações mundiais atuais mais visadas pelos diagnósticos sobre futuros dos Empregos e, SE POSSÍVEL, das Empresas: 1) Geração X dos nascidos de 1965 a 1980; 2) Geração Millenials dos nascidos de 1981 a 1996); 3) Geração Z dos nascidos de 1997 a 2012”. “As datas exatas podem variar um pouco dependendo da fonte, mas essas faixas temporais são as mais comuns e representam o período em que os indivíduos nasceram, moldando suas NOVAS experiências e visões de mundo”. As gerações Alfa dos nascidos após 2013 - mas que ainda são crianças ou pré-adolescentes, pois ainda contam com no máximo 12 anos - e a futura Geração Beta (ainda não nascidos) ainda não foram definidas em termos de idades, mas para cada uma delas esperam-se muitas e muitas mudanças de comportamentos, de exigência, de ações e, sobretudo, de suas convivências pacificas e proveitosas com as novas ultra high tecnologias (ainda até não existentes, mas já projetadas/esperadas) com que somente eles saberão como lidar/operar/programar via IA ou metadados/redes neurais IBM ou GAN “Generative Adversarial Network” (não mais apenas algoritmos comuns) como com humanoides; medicina robótica curativa e cirúrgica direta como pelos Optimus Tesla; robotaxis; robodrones; transportes revolucionários por até 1.000 km/hora por veículos super leves; demandas totalmente customizadas e de produtos ainda sendo pesquisados/inventados etc.; óculos comunicadores; roupas tipo espaciais altamente resistentes, que nunca se deformam e que detêm até certas balas e explosivos etc.. Então, aproveites bem minhas “deixas“ mais de minhas sugestões para as atuações fundamentais/exigidas da Geração Z na tua empresa e/ou família e também vejas: “Por que Elon Musk quer produzir robôs humanoides” em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c751kn5w21no .
Assim, ESTE MEU ARTIGO E LIVRO FUTURISTA (link ao final) para NOVAS BASES/DESAFIOS E, PRINCIPALMENTE, PARA NOVAS GESTÕES EMPRESARIAIS MERGULHA NAS PROFUNDEZAS DAS DINÂMICAS QUE ENVOLVEM ESSES ATUAIS JOVENS PROFISSIONAIS mais os muitos impactos que eles têm, ou terão, nas empresas modernas. Através de uma narrativa envolvente e exemplos práticos, investiga-se não apenas os desafios que esta geração enfrenta - a pressão para se destacar em um mercado muito mais competitivo e mais desafiador mais as expectativas de valor e de propósitos nos trabalhos –, mas também as valiosas soluções que eles da Geração Z já oferecem. Serão explorados casos reais de empresas que ao adotarem a visão única da Geração Z já conseguiram transformar dificuldades em oportunidades (já fazendo dos temidos, mal apresentados e irreais “limões” ótimas limonadas) renovando e prosperando em meio às esperadas contendas em que muitas e muitas paciências serão queimadas e muito e muito exigindo de preparos reais; mais de novos pensares/novos agires por novos consultores/mentores sem medos e realmente com ideias futuristas mais muito e muito mais até de mudanças empresariais e até de ousadias radicais e etc. serão fundamentais nos novos pensares/agires dos emperrados/tartarugas Departamentos de Pessoal, de Treinamentos, de Vendas/Compra/Logísticas/Financeiros etc. e, sobretudo, nos elevados conhecimentos e preparos empresariais e familiares (mais de seus órgãos de classe, apoiadores e dos Governos), até para seus futuros mais das regiões, Estados e Pais.
O Leitor deste artigo introdutório e do meu livro também encontrará reflexões provocativas como as diferentes abordagens sobre como os da Geração Millenials mais os da Geração X podem bem coexistirem e - prosperarem juntos – com os da Geração Z. No fundo, em pouco tempo (no máximo, nos próximos 05 anos), elas todas notarão que também – até quando e como substitutas serias, fundamentais e realmente compromissadas consigo e com suas famílias e amigos e até colegas (competindo “entre si”, ou não, como sempre foi concorrente, mas que, agora querem mudar, até sabiamente) - elas precisarão se complementarem, se adaptarem e, fundamentalmente, se somarem etc. criando novos tempos e novos ambientes de trabalho mais inclusivos e inovadores. Prepare-se para um diálogo neste meu livro até revelando que não só se desafia a visão tradicional do que significa ser parte de uma equipe, mas também se celebra o potencial inexplorado desta Geração Z audaciosa mais de suas modelagens e exemplos para as futura Alfa e Beta. Através de uma análise crítica e instigante, tal livro “Geração Z nas Empresas: Problemas ou Soluções” se propõe – então -, a ser muito mais do que um livro de gestão empresarial moderníssima; mas será um convite à mudança e à adaptação em um Mundo que pede e anseia por novas ideias e ações efetivas e, sobretudo, por bons preparos e por interesses de mudanças pessoais e familiares reais, tudo pelos futuros empresariais seguros. Se você busca compreender o futuro dos trabalhos e as implicações da diversidade geracional, este será o teu guia essencial.
Vejamos alguns exemplos no Mundo e nos Brasil já de algumas mudanças empresariais, realmente, bem mais lucrativas após as boas contratações, treinamentos e motivações de seus novos funcionários da Geração Z.
Em nível mundial, segundo relatórios globais da NielsenIQ mais da GfK mais do World Data Lab (WDL) - todas Consultorias mundiais altamente especializadas em inteligências demográficas dos consumidores – “faz deles um público-alvo importante. Segundo elas, somente o poder de compra mundial da Geração Z deve atingir US$ 12,0 trilhões até 2030 e com gastos “per capita” superiores aos de qualquer outra geração na mesma idade”.
Já para “a McKinsey, Consultoria global de Gestão Empresarial, “os membros da Geração Z rejeitam rótulos fixos e muito valorizam a liberdade”. Para eles, a Geração Z é fortemente moldada pela cultura dos influenciadores. Instagram, TikTok e YouTube são seus palcos de descoberta de marcas e 20,0% são influenciados por celebridades ou criadores de conteúdo. Além disso, 20,0% da Geração Z descobre marcas por meio de conteúdo de influenciadores (contra 17,0% dos Millenials) e seus integrantes são 20,0% mais propensos do que os Millenials a seguirem influenciadores/especialistas. Por outro lado, enquanto os Millennials depositam sua confiança em sua rede de relacionamentos pessoais, eles preferem recomendações baseadas em pares (amigos/família) em vez de influenciadores, com 28,0% dos Millenials descobrindo marcas por recomendações pessoais (contra 26,0% da Geração Z) e sendo 7,0% mais confiantes em “boca-a-boca” do que a Geração Z (“Socially Powerful”)”.
Entretanto, ainda para a Mckinsey, apesar de serem 100,0% digitais – na verdade, são os primeiros nativos digitais - os integrantes da Geração Z valorizam a descoberta física de produtos. Ainda segundo eles, dados do relatório “O Futuro do Consumo no Varejo” – realizado pela renomada Consultoria mundial Bain & Company, em parceria com o Google, com cerca de 5,8 mil consumidores americanos – revelou que 41,0% da Geração Z considera as lojas físicas importantes para conhecerem e comprarem novos itens de beleza.
Também, segundo o CEO de uma grande grife de roupas dos EUA, com as percepções e divulgações nas redes sociais pela GERAÇÃO Z fora dos expedientes, eles já conseguiram atrair milhões de consumidores mais jovens e em um ritmo mais rápido. Isto se confirma, pois, de acordo com relatório da BCG, 65,0% dos consumidores da Geração Z afirmam que as redes sociais são sua principal fonte de descoberta de moda, ou seja, mais do que o dobro de qualquer geração anterior. Quase que a metade disse ter comprado produtos diretamente por tê-los visto no TikTok ou no Instagram.
Cerca de 40,0% dos consumidores mais jovens estavam cortando cada vez mais pequenos prazeres diários e redirecionando essas economias para compras de itens de destaques. Muitos já levam marmitas para seus locais de trabalho, em vez de comerem fora e mesmo recebendo tickets e que vendem para comprarem itens de luxo e até alimentos.
Nos EUA, “para a Consultoria Empresarial Tapestry ( https://www.tapestry.com/ ) - empresa-mãe das coach de tapeçarias caras - a Geração Z já representava cerca de 35,0% de seus novos clientes, ajudando a marca a superar as expectativas de Wall Street e a elevar sua previsão de resultados anuais”.
Já no Brasil, “também se sabe que a Geração Z não busca apenas produtos; quer vivências. “Segundo informações do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para este público, as experiências são mais importantes, do que os itens comprados ou os serviços “em si”, por isso, customização e atendimento personalizado pare eles, ou por eles, são essenciais”.
No Brasil, recente, “a conhecida “i-Food”, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery, anunciou o lançamento do “GEN-AI”, um Programa de estágio da Empresa para identificar, contratar e desenvolver a próxima geração de criadores de sua IA — ou seja, por jovens talentos que unem curiosidade mais habilidades técnicas mais propósitos”. “O Programa está em linha à pesquisa interna que mede o clima de mais de 8 mil “foodlovers” (como são chamados os colaboradores) e revela que a Geração Z da Companhia - que já representa 26,0% do quadro funcional da empresa – já supera as demais gerações em índices de confianças, de engajamentos e de aprovações de liderança, desafiando os estereótipos sobre suas faltas de compromissos”. O estudo também apontou que 93,0% da Gen Z do “i-Food” se orgulha do impacto positivo gerado pela empresa, conectando engajamento à identificação com o propósito organizacional, já 92,0% avaliam positivamente a liderança, superando a sua geração funcional, então competidora, os Millennials com 86,0%. Já o GEN-AI acima busca preferencialmente por universitários de cursos como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Matemática Aplicada, Estatística e áreas correlatas, desde que com perfil colaborativo, analítico e inquieto”.
Assim, ainda “para os dirigentes da “i-food” a “Geração Z não é descomprometida, mas há um gigante desafio em liderá-los”. Descobrimos que 91,0% dos colaboradores dessa geração reconhecem o equilíbrio entre trabalhos e responsabilidades pessoais, o que evidencia as suas buscas por ambientes que priorizam bem-estares e flexibilidades”. Então, nosso papel como líderes é construir um ambiente de conexão, de empatia e de confiança que os permitam evoluírem juntos”.
Concluindo, acerca, vide MEU recente LIVRO DETALHADO ACERCA: “GERAÇÃO Z nas Empresas: Problemas ou Soluções”? (apenas e-book e com 129 páginas) EM: https://a.co/d/dfp4uxx
FIM
Este diagnostico legal pormenorizado não oficial nem público - apenas pessoal e sem quaisquer influências externas -, mas concorrencial e exclusivo, somente pode ser complementado via contatos e pedidos pelo e-mail: [email protected] .
Brasília (DF) e Porto Seguro (BA) em 11 de novembro de 2025
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