CI

Eleições 2018 – Procuram-se os líderes do agronegócio


Frederico Franco

Em momentos de eleição, teoricamente deveriam se destacar os chamados líderes do Brasil, nas diversas funções públicas. Porém, o que vemos na maioria dos casos é o marketing e mídia “construindo” governantes e gestores, o que já foi evidenciado em diversos casos de corrupção denunciados anteriormente a atual eleição.

Mas o que é gestão? Gestão é o processo de formar e manter um ambiente de negócios onde os indivíduos trabalham em equipes para atingir seus objetivos, já a  liderança, é como uma função de gestão inclui o estabelecimento de relações interpessoais, liderando, motivando funcionários e comunicação.

Em 2012, na Croácia, foi feito uma pesquisa sobre o estilo de liderança no agronegócio em 6 empresas, e o resultado foi que os gestores nos diversos níveis hierárquicos, possuíam  experiência em Administração e economia , com capacidade de tomar decisões não programadas expostos aos riscos  e preferem o estilo democrático de liderança também.

Será que o gestor e líder nos diversos ramos do agronegócio brasileiro se enquadram nas características acima, ou ainda insistimos no estilo de gestão autocrático? Fica a reflexão.

O certo é que temos muito a evoluir no que diz a gestão e liderança, para que os bons líderes possam se destacar para que, possivelmente em breve um candidato que iniciou sua carreira no agronegócio e que trabalhou duro para estar lá conquiste a Presidência do Brasil, podendo assim, valorizar uma classe que conduz o Brasil ao crescimento e evita um pior momento da economia brasileira atualmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.