CI

Expectativa é de chuva moderada nos vinhedos durante a primavera


Opinião Livre

Durante os meses de baixas temperaturas, as videiras ficam dormentes – acumulando estoques para a produção do próximo ciclo (brotação, floração e frutificação). Este inverno apresentou um número de horas de frio acima da média, o que para a videira é importante a fim de acumular reservas para a produção seguinte. Esse maior acúmulo cria a expectativa de uma boa produção de uvas na próxima safra. Além disso, o frio se estendeu por um longo período, o que fará com que a brotação dos vinhedos inicie um pouco mais tarde em relação ao que tivemos nos últimos anos.

Nos vinhedos das famílias associadas à Cooperativa Vinícola Garibaldi, da Serra gaúcha, a maior parte dos vinhedos já estava podada na fase final do inverno (transição entre os meses de agosto e setembro), sendo realizada a poda seca somente em variedades mais tardias. Além disso, foram amarrados os galhos deixados para que a nova brotação possa ser conduzida de maneira adequada.

Quanto ao solo, as equipes orientaram correções somente nos casos em que se observou alguma deficiência através de análises específicas.

Em alguns vinhedos de variedades mais precoces – como Chardonnay e Pinot Noir, por exemplo – a brotação iniciou no final de agosto. No entanto, a maior parte da brotação nos vinhedos iniciou na metade de setembro. Com o despertar da videira e a brotação, realizamos os tratamentos fitossanitários para proteger a nova brotação de doenças fúngicas.

Já em relação à primavera, é importante destacar que o período é fundamental para a qualidade e quantidade de uva a ser produzida na próxima safra, pois nela ocorre a floração dos vinhedos. O ideal é que seja um período seco, já que chuvas nessa fase causam maior incidência de doenças fúngicas, além de aborto das flores, reduzindo a quantidade de uva produzida e, muitas vezes, impactando também a qualidade das frutas. Para as pessoas envolvidas no setor vitivinícola – especialmente produtores e enólogos, expectativa é que as chuvas sejam moderadas para que tenhamos uma floração tranquila nos vinhedos, com uma frutificação sadia e dentro do normal.

(Ricardo Morari – enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi)
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.